02 março, 2009

Novo tema para discussão: "Darwin"

Desculpem por não ter colocado em votação o tema para este mês, mas, realmente, não deu...

Então, aceitando as (poucas) sugestões recebidas, o tema para este mês é: "Darwin" — vale qualquer coisa relacionada com Charles Darwin (e, é claro, Evolucionismo).

Sugestões para o tema do próximo mês podem ser apresentadas pela lista de discussão, ou nos comentários a este post.

14 comentários:

Maria Guimarães disse...

só para exercitar minha antológica chatice: evolucionismo não parece religião?
então vale evolucionismo, mas melhor falar de evolução! que com religião não se discute.

Fabricio disse...

Olá pessoal! Não acho que o evolucionismo se pareça com religião. Apesar de a evolução ser difícil de ser provada - já que ocorre em milhares ou milhões de anos - ela é estudada cientificamente, com todas as implicações que isso leva. Além disso, não há dúvidas de que a evolução é verdadeira; mas talvez ela não explique todos os fenômenos observados na Natureza...

Minha sugestão é falar um pouco do tão esquecido mas importante Alfred Wallace. Na minha opinião, falar sobre evolução sem mencioná-lo é um erro histórico, assim como falar da descoberta da estrutura do DNA sem mencionar a Rosalind Franklin (também conhecida como Darklady).

LCandido disse...

Olá.
De certa forma acho que as religiões, apesar de ser ateu, também desempenham papel importante na evolução já que não evoluímos somente fisicamente.
Então discutir evolução sem anexar religião seria um assunto mais limitado a anatomia.

Obs:Gostei dos posts sobre O meio ambiente é um GRANDE negócio;Sustentabilidade está NA MODA.

Osame Kinouchi disse...

Acho que Evolucionismo é filosofia (assim como Monismo, Materialismo, Ateismo, Teismo, Idealismo, etc). Teoria(s) de evolucao biológica sao ciencia.

Maria Guimarães disse...

escrevi depressa e fui pouco clara. o que me cheira a religião não é a evolução em si, mas a palavra "evolucionismo". uma implicância minha. mas vai ver o osame tem razão, está mais para filosofia do que religião. eu é que, na minha ignorância nessas áreas, não consigo distinguir bem uma da outra...

Anônimo disse...

Oi, concordo com o fabricio!
esses dias eu vi na tv um especial sobre darwin, acho que seria legal de assistir, se voce quiser nesse site tem as maiores informaçoes: http://mais.uol.com.br/view/8zedvdipch98/especial-ms-de-darwin-04023468D8916326?types=A&
Valeu!

Fábio Seghese disse...

Olá, pessoal..sou novo por aqui, mas estou gostando...dois comentários rápidos: melhor evolucionismo (biológica e cientificamente falando, não sei como pode ser filosofia...) que darwinismo, já que ele foi genial, mas teve muita ajuda - e ninguém fala einstenismo, newtonismo...e não entendo o que pode significar "evoluir não só fisicamente", espero que nao tenha nada a ver com sobrenatural ou misticismo...abraços.

Maria Guimarães disse...

não acho "evolucionismo" melhor do que nada, mas nunca serei surpreendida pronunciando (ou escrevendo) a palavra "darwinismo". aí, concordo.

Luciana Rodrigues Vasconcellos disse...

Pessoal eu tenho vontade de ver vcs discutindo um tema que muito me interessa. Por que a o estudo da consciência volta para o campo da ciência? O que vcs acham?

Marco Antônio Corrêa Varella disse...

Aproveitando o tema desse mês sobre Darwin gostaria de indicar uma contribuição extraordinárioa do MARCO EVOLUTIVO para o Roda de Ciência.
Fiz um texto contando 10 razões para sermos fãs de Darwin e contanto 12 vídeos com o documentário especial legendado completo sobre o bicentanário de Darwin feito pela Globo News.

http://lablogatorios.com.br/marcoevolutivo/2009/03/08/por-que-todo-ser-humano-deveria-ser-fa-de-charles-darwin/
Abraços
Marco

claudia disse...

tenho uma pergunta. se os homens descendem do macaco, da onde vem o macaco?????

João Carlos disse...

Ninguém disse - Darwin muito menos - que "o homem vem do macaco", ainda mais que existem macacos e macacos...

O estudo da "Evolução" abrange muito mais do que a origem da espécie humana.

Maria Guimarães disse...

claudia, é um engano popularizado essa noção de que o homem descende do macaco. ainda bem que você percebeu que não faz muito sentido!

tanto as pessoas como os macacos que existem hoje descendem de um ancestral comum que já não existe, foi extinto. estamos falando de muitos milhares ou até milhões de anos atrás.

nós e os chimpanzés somos primos próximos.

Rogério Silva disse...

Putz João! Eu nunca disse isso, porque achei que seria tão óbvio e tão desnecessário.

O criacionismo é tão embotante que a pessoa vai ao zoológico, vê um chimpanzé e se sente um primo como se o filho da tia fulaninha.

É importante que as pessoas percebam que o tempo, dividido em fatias, como propôs Drummond, já indica uma linha evolutiva.

Não haveria nenhum problema chamar o macaco Tião de primo, se o homem não fosse tão arrogante!