23 março, 2009

Escolha do tema para abril

Desculpem por estar colocando este post no meio da discussão sobre Darwin (por falar nisso, o tema ainda está valendo até o fim deste mês), mas eu quero chamar a atenção para a enquete para a escolha do tema do mês que vem.

Estão à escolha:

  1. Astronomia (assim, genérico mesmo, tal como foi "Darwin", em homenagem ao Ano Internacional da Astronomia);
  2. Ciência e Pseudo-Ciência: onde traçar a linha divisória?
  3. (A) Consciência volta a ser objeto de estudo da ciência.

O widget da enquete está aí do lado. Vote até 29 de março!

Isto posto, voltemos a Darwin (que está rendendo bem).

4 comentários:

Osame Kinouchi disse...

João, nao daria para colocar o affair Ruth de Aquino como tema de Abril? Assim, teriamos posts já prontos, e quem ainda não fez poderia fazer. E deixamos um espaço para a ruth, se ela quiser, fazer a réplica ou escrever um "Erramos"...

João Carlos disse...

Você não acha que ela já "apanhou" bastante?...

Osame Kinouchi disse...

Sem querer criar inimizade entre blogueiros de ciencia e editores de revistas, acho que os jornalistas cientificos, as associações cientificas e os cientistas em geral nao se manifestaram. Nao é uma questao de corporativismo, é uma questao de percepção social da ciencia criada em uma grande revista brasileira com edição de centenas de milhares de exemplares e de uma organização (globo) poderosissima.

Acho que esta é a oportunidade de virar a mesa, mudar o jogo, questionar a visao propagada pela grande midia de que o cientista é sempre o vilão, empregadinho do vilao, ou agora, comm Ruth de Aquino, um parasita social que faz pesquisas inuteis desperdiçando dinheiro publico.

OK, entao minha proposta pode ser diferente: "A transformação da divulgação cientifica em entretenimento midiatico sensacionalista" ou ainda "As raizes politicas do Movimento de Anti-ciência". Como o mês ainda nao acabou, acho que daria para colocar no widget, nao? E as pessoas poderia re-votar, pois eu acho que o tema da detecção de pseudociencia (para o qual votei) está diretamente ligado a esses dois outros temas mais especificos.

João Carlos disse...

Como o mês ainda nao acabou, acho que daria para colocar no widget, nao?

Infelizmente, não dá (como eu acabei de descobrir).

Nada impede, entretanto, que os blogueiros do Roda de Ciência publiquem independentemente posts sobre o assunto que pode muito bem ser tema para o próximo mês (aproveitando, inclusive, que a poeira já vai estar assentada... ou não...)