31 julho, 2008

Último minuto: blogosfera científica no Brasil

O João Carlos gentilmente deixou a porta entreaberta, eu fingi que não era comigo mas não resisti e resolvi entrar na Roda!

O tema da Roda de Ciência deste mês que fecha em algumas horas me interessa muito. Nos últimos meses tenho lido quase todos os blogs de Ciências da língua portuguesa (com ênfase no Brasil). Um trabalho facilitado pela boa iniciativa do Prof. Osame: o Anel de Blogs Científicos.

O que mais me agrada nos blogs de Ciências brasileiros é a sua diversidade: há professores, jornalistas, cientistas blogando e também há muitos entusiastas da Ciência cujas carreiras não exigem treinamento científico (apesar de sempre ajudar). O que menos me agrada é o seu tamanho, não porque eu acho que sejam poucos os blogs, mas é que eu quero mais!

Leia o resto no Brontossauros.

6 comentários:

João Carlos disse...

Ahá!... Conseguimos convencer o Carlos! (Só que ele não sabe que o tema ainda dura até o meio do mês... :D)

Seja bem-vindo!

Maria Guimarães disse...

bem-vindo carlos!
gostei mesmo disso de fazer uma espécie de levantamento que quem são os blogueiros de ciências. acho que aos poucos essas conexões que vão se fazendo entre blogues levam a qualidade a melhorar, à medida em que nos inspiramos uns nos outros e passamos a não pensar sozinhos. será?

Carlos Hotta disse...

O tema dura até o fim do mês? hehehehehe

Será que o ABC deve tem dados sobre a blogosfera científica em português?

via gene disse...

Só para esclarecer, caso o capuz me sirva:

eu não acho que blogs científicos NÃO SERVEM como ferramentas para Educação em Ciências, o que EU ACHO é que esta relação está LONGE de ser ÓBVIA... há de se ter a intenção e o TALENTO para que o blog seja um ambiente formal ou informal de Educação.

imagino que alguns tenham compreendido esta posição antes deste esclarecimento...

o via já foi diversas vezes consultado via comentários, emails e/ou google para responder a questões associadas ao ensino médio, por exemplo.

é isso...

abraços a todos,
ana claudia

Osame Kinouchi disse...

Colocarei na semana que vem um post com um gráfico do rank technorati dos blogs cientificos do Brasil e de Portugual, e como eles se comparam com blogs em geral.

Osame Kinouchi disse...

Sobre o debate se blog serve para educação (de que nível? fundamental? médio? superior?).

Pelo que li no Brontossauros, a blogosfera educa principalmente os blogueiros... :´>

Mas acho que ela bem que serviria para promover a interação entre a academia, o jornalismo cientifico e os professores de todos os níveis da Educação. Estes, por sua vez, aprofundariam sua cultura geral científica (assim como todos nós) o que poderia refletir na qualidade das aulas de ciência.

Já escrever para adolecentes e crianças é muito mais dificil, eu diria impossível.

Acho que para estes me parece que os mundos virtuais educativos (deem uma olhada no WhyVille.org são muito mais eficientes). O responsavel pelo projeto estava esses dias em Ribeirão Preto e disse que logo existirá uma versão em castelhano (com apoio do governo da Espanha) e mais tarde uma versão em Português.

PS: Acho que valeria a pena divulgar o Whyville, quem sabe alguma fundação ou o governo brasileiro se interessasse em patrocinar a versão brasileira.