08 dezembro, 2006

Tema de dezembro: falar e escrever simples

Tem gente que acha que se apresenta com mais autoridade se disser coisas que ninguém consegue entender. E tem gente que acredita, e acha que se não entendeu é porque deve ser importante e inteligente... Mas tem algo mais longe da divulgação de ciência? Fica vigente a mistificação da ciência, infelizmente bastante difundida.

Mas vamos aqui fazendo nossa partezinha, falar de ciência entre cientistas e não cientistas, discutir explicar conversar. Nem sempre a gente consegue, falar do que se entende de forma compreensível para os outros não é nada fácil.

Por isso mesmo é um tema rico, interessante e importante para discussão. Encerremos então o ano discutindo a arte de falar - e escrever - com simplicidade. Mas nem por isso pouca profundidade ou rigor.

Por favor, quem tiver sugestões para temas futuros ponha nos comentários desta postagem.

9 comentários:

João Carlos disse...

Na qualidade de único não-cientista do grupo de colaboradores, "marrraio-filidô-sou-Rei" (para quem não conhece gíria de carioca, no jogo de bolas de gude, gritar isto é se reservar o direito de ser o último a jogar - o que é uma considerável vantagem).

Silvia Cléa disse...

Ô, João Carlos! Você me obrigou a remedar a piada: "isso é muuuuita sacanagem"...!!!!! ;0)))
Primeiro, porque a maioria da composição sequer idade para conhecer o jogo tem, quem dirá a expressão! Ô, maldade!!!
Segundo, que você, com esse seu jeitinho de não isso e não aquilo, é o mais sábio. E como tal, novamente, tirou proveito do fato de todos procurarmos dizer o pouco que pensamos saber sobre o simples para que, no final, você diga tudo o que saiba sobre o complexo...(como sempre). Malandro!!! ;)))

Anônimo disse...

João Carlos, como antigo jogador só posso dizer que isso é mangaruça, esse grito só vale para o Rio.

João Carlos disse...

Pois é!... Foi trapaça, batota, chamem do que quiserem... Mas eu gritei primeiro. (O fato é que eu estou levando uma surra do Physics News Update nº 884 e estou procurando ganhar tempo...)

Osame Kinouchi disse...

Olá pessoal, acho que estou de volta. Como tema de discussao (mas nao para o mes de janeiro todo) proponho que se comente a noticia que saiu hoje do enfrentamento no congresso entre artistas e esportistas em virtude das tais fontes de incentivos fiscais. Houve um acordo entre o Gilberto Gil e o ministro dos Esportes, de modo que agora, o Esporte compete com a área de ciencia e tecnologia por esses incentivos, e a area cultural ficou com suas fontes proprias.
Em um nivel mais geral, proponho discutir as similariedades e diferenças entre Arte, Ciencia e Esporte.

Osame Kinouchi disse...

Ops, a relacao ciencia e arte ja foi discutida. Fica entao a relacao ciencia e esporte (?)

via gene disse...

Opa! Bem-vindo Osame! Sentimos sua falta! Esporte e ciência competindo por verbas... me lembra quando minhas responsabilidades da Iniciação Científica coincidiam com a semana da Interbio!
:)
abraços de boas-vindas, ana claudia

Maria Guimarães disse...

boa idéia, osame. acho que podia ser mesmo a questão de disputa por fundos - ciência, arte e esporte. por aí se entra no financiamento do governo para essas áreas, dá pano pra manga.

Anselmo Augusto de Castro disse...

A questão do financiamento levantada pelo Osame é pertinente.
Seria ótimo discutirmos isto neste momento. Apóio o tema para o próximo ano. E por falar nisso Feliz 2007 a todos do Roda.

Abraços