O tema do mês parece meio bombástico… Em primeiro lugar, sugere que existe um fosso separando a Tecnologia da Ciência, o que, nos dias atuais, é absurdo. Em segundo porque traz em seu bojo a oportunidade de discutir “ramos da pesquisa com potencial perigo social”. Ora, “perigos potenciais” qualquer receita de bolo apresenta, se você considerar a possibilidade de usar o sabor do bolo para mascarar um veneno…
(Continue lendo aqui)
A relação entre Ciência e Tecnologia me parece bem simples: desde que a espécie humana passou a fazer uso de instrumentos, a Ciência vem correndo atrás da tecnologia para explicar por que as coisas que funcionam, funcionam…
(Continue lendo aqui)
3 comentários:
não temos discernimento... paramos a ciência?
Claro que não!... Ao contrário, quanto mais ciência, com todas as informações necessárias,, melhor!
Onde se deve botar um freio é na disseminação indiscriminada de teconologias - sempre com motivações comerciais - que não tenham sido adequadmente estudadas extensivamente pelos cientistas. (Caso, por exemplo, dos transgênicos).
E - evidentmente - parar de por freios nas pesquisas por motivos alegadamente "morais" (caso das células tronco dos embriões inviáveis).
Aliás, não há como deter a "ciência". O máximo que se pode fazer é embaraçar seu progresso, rotulando como "sigilosas" as descobertas e prejudicando a comunicação entre os cientistas.
Minha posição é elitista?... Claro que é!... Mas basta ver as lambanças que a tecnologia (sem adequado embasamento científico) na indústria farmacêutica andou causando, para perceber que alguma coisa está profundamente errada.
E - quer saber de uma coisa?... - o último PressPac da ACS me deixou enojado!... Aquilo é "ciência" ou um utilitarismo sectário sem o menor pudor?
Será que eu me expressei tão mal assim?
não resisti a provocar. deu certo! desculpa se te irritei.
Postar um comentário