21 julho, 2008

Artigo novo sobre blogs científicos

Vou tentar conseguir um pdf para quem quiser...

The roles, reasons and restrictions of science blogs
John S. Wilkins
Department of Philosophy, The University of Queensland, Brisbane, QLD 4072, Australia


Over the past few years, blogging (‘web logging’) has become a major social movement, and as such includes blogs by scientists about science. Blogs are highly idiosyncratic, personal and ephemeral means of public expression, and yet they contribute to the current practice and reputation of science as much as, if not more than, any popular scientific work or visual presentation. It is important, therefore, to understand this phenomenon.


14 comentários:

João Carlos disse...

It is important, therefore, to understand this phenomenon.

And it's also important:

1 - To have the means to translate the article, to the benefit of those who are not fluent in english;

2 - Anyhow, to have access rights to the article (wich is not the case of yours truly...)

Osame Kinouchi disse...

Eu sei, eu sei... Talvez devessemos discutir open acess um dia desses...

João Carlos disse...

Just pulling your leg... :) Some unnamed mercyfull angel sent me a copy.

Espero conseguir traduzir até amanhã.

Osame Kinouchi disse...

João e companheiros da Roda, este mes quase nao houve posts ou comentarios! Que tal começarmos uma campanha para angariar novos participantes para a Roda? Acho que existe uma nova geracao de blogs cientificos (a velha guarda anda muito ocupada, como já discutido aqui...rs). Eu sugiro a entusiástica Isis Nóbile Diniz do Xis-Xis e a novata Isabella Berteli do Cientifica Mente, que tem escrito posts ótimos. Os endereços podem ser encontrados no Anel de Blogs Cientificos (já temos mais de 60 blogs lá). Gostaria também de lembrar que todos os participantes da Roda estao convidados a se increver no ABC, bastando para isso mandar um e-mail para forte@fmrp.usp.br

Maria Guimarães disse...

concordo. já tentei convencer o carlos hotta, do brontossauros em meu jardim, sem sucesso...

Carlos Hotta disse...

O Carlos Hotta quer se comprometer com a Roda quando ele tiver condições temporais para poder fazer uma contribuição significativa... :)

Maria Guimarães disse...

o carlos hotta já faria uma contribuição significativa se trouxesse oficialmente para cá a discussão do texto que já escreveu para seu próprio blogue...

Maria Guimarães disse...

li o artigo da TREE. nada muito novo, mas traz a visão interessante de que pesquisadores deveriam ter blogues para divulgar idéias e aproximar-se do público. gosto disso, derrubar aquela coisa do cientista como figura de outra esfera inatingível.
o artigo cita uma controvérsia científica que levou um pesquisador aos blogues, para dar vazão à necessidade de protestar contra uma matéria jornalística. fiquei curiosa para ler. são essas oportunidades de contato entre jornalista, cientista e curioso que acho preciosas neste mundo cibernético.

João Carlos disse...

Com minha habitual falta de "semancol", eu preparei uma tradução do artigo (estou submetendo ela a uma "better-revision" - já que não tenho a cara-de-pau de chamar alguém aqui de "peer"...)

Apesar de bastante superficial e focado no tema-base do autor (filosofia da biologia), o artigo apresenta algumas idéias bastante interessantes sobre "blogagem científica". Logo de cara me ocorreu que ela pode ser feita em três níveis diferentes: discussão de pesquisas em alto-nível; discussão semi-aberta a nível de especialistas em determinadas áreas; e a escancarada "divulgação" para leigos e semi-leigos (em complementação e, por que não dizer, competição com a grande mídia). E tudo isto pode ser feito em um único blog, como em diversos blogs diferentes, pelo(s) mesmo(s) blogueiro(s).

Osame Kinouchi disse...

João, vc poderia incluir a Isabella, a Isisulndr e o Charles na Roda?

Osame Kinouchi disse...

Digo, Isis Nobile.

João Carlos disse...

Charles já aceitou e já está incluído. Já mandei o convite para a Isabella (só falta ela se inscrever).

Eu não tenho é o email da Isis. Dá para conseguir lá no ABC?

Osame Kinouchi disse...

Sim, o XIS-XIS da Isis está no ABC

João Carlos disse...

O Xis-xis está... Mas não tem um email. Eu localizei o perfil Orkut dela e pedi (caso ela se interesse).