13 agosto, 2008

Sustentar o Desenvolvimento ou Desenvolvimento Sustentável?


Acho que neste tema existem duas acepções que deveriam ser distinguidas:
  1. Desenvolvimento Sustentável (DS1): um processo de desenvolvimento que se baseia em recursos renováveis (biocombustíveis, energia solar, energia hidroelétrica, fusão nuclear etc), de modo que o desenvolvimento pode se manter, mesmo que isso acarrete degradação do ambiente (por exemplo, com extinção de florestas tropicais). Aqui, quem se sustenta é o desenvolvimento.
  2. Desenvolvimento Sustentável (DS2): um processo de desenvolvimento que inclua a idéia de sustentabilidade do ambiente, ou seja, um processo onde a Tecnosfera entre em simbiose (mutualismo, para meus amigos biólogos) com a Biosfera para benefício mútuo. Aqui, quem se sustenta são tanto o ambiente humano como o natural.
    Cuidado que muitos políticos e economistas estão preocupados apenas com o DS1, ou seja, preocupações ecológicas só entram na medida que possam comprometer o desenvolvimento econômico.

Agora, precisamos discutir a idéia de desenvolvimento. Esqueçamos utopias de comunidades "em equilíbrio com a Natureza": uma rápida visita à São Tomé das Letras mostra o que quero dizer (examinem as crianças de lá, não os pais). Todo processo em equilíbrio equivale à morte, a vida é um processo fora do equilíbrio. Continue a ler aqui.

2 comentários:

João Carlos disse...

A pedido do Osame, o texto em inglês que ele cita da Wikipédia:

Uso de ferramentas e cultura

Em 1997, o uso de ferramentas por golfinhos comuns foi descrito, com referência aos golfinhos na Baía Sahrk. Um golfinho prende uma esponja marinha em seu focinho, supostamente para protegê-lo ao procurar por comida no fundo arenoso do mar.[40] Este comportamento só foi observado nessa baía e quase que exclusivamente exibido apenas pelas fêmeas. Este é o único caso de mamíferos aquáticos que usam ferramentas, além das focas.

Um estudo mais elaborado, feito em 2005, mostrou que as mães muito provavelmente ensinam esse comportamento para suas filhas.[41] Subgrupos de populações na Mauritânia são conhecidos por cooperarem com seres humanos na pesca. Os golfinhos conduzem um cardume de peixes na direção do litoral, onde os pescadores humanos esperam com suas redes. Na confusão causada pelo lançamento das redes, os golfinhos capturam grandes números de peixes, também. Técnicas de cooperação entre espécies para obtenção de alimento também foram observadas e alguns propõem que esses comportamentos sejam transmitidos por meios culturais. Rendell & Whitehead propuseram uma estrutura para o estudo da cultura em cetáceos [42], embora esse enfoque seja controverso (e.g. vide Premack & Hauser).

******************

Nota do tradutor: essa mesma "pesca simbiótica" com golfinhos e humanos foi, recentemente, registrada no Sul do Brasil (onde foi mesmo?... apareceu no "Fantástico"...)

Osame Kinouchi disse...

Na verdade eu tinha pedido a traducao do RAP do LHC, mas tudo bem...