04 agosto, 2008

O blog no ENEQ de 2008

Olá, pessoal! Acho que sou a mais nova integrante deste grupo!

Meu primeiro post é sobre uma palestra que o prof. Attico Chassot proferiu no Encontro Nacional do Ensino de Química deste ano. O título da apresentação foi "Do livro ao blogue: fazendo alfabetização científica" e nela o professor apresentou vários blogs e sites de Química, enfatizando sobre a necessidade de valorização deste espaço como possibilidade de se fazer educação científica em espaços não formais.

Foi com muita satisfação que recebi o pedido do professor Attico Chassot para que lhe enviasse informações sobre o blog Ensino de Química, pois iria fazer uma apresentação no XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, de 21 a 24 de julho de 2008. Para quem não conhece, Chassot é um dos maiores nomes na área de Ensino de Ciências no Brasil (leia a entrevista que fiz com ele aqui) e sempre está presente nos eventos da área, dando valiosas contribuições e encantando a todos com seu jeito firme e irreverente de palestrar.

Leia o texto completo no blog Ensino de Química.

4 comentários:

Charles Morphy D. Santos disse...

Olá, Alcione!
Também sou novo aqui mas acho posso dar-lhe as boas vindas!
Acho que devemos mesmo nos empenhar em divulgar a blogosfera científica em português, propondo palestras (ou até mesmo mini-cursos e workshops) sobre o tema. Tenho certeza que muitos dos colaboradores do "Roda" são convidados para falar de suas áreas de atuação em semanas de estudos e eventos diversos - seria interessante tentar inserir o tema "blogs de ciências" sempre que surgir uma brecha, não é?

João Carlos disse...

(Claro que pode, Charles...)

Aproveitando a deixa para apresentar (a quem ainda não conhece) a Professora Alcione Torres (o link para seu Blog "Ensino de Química" já está na barra lateral - onde vocês podem encontrar o perfil e o Currículo Lattes dela), ela é a "owner" da Comunidade "Blogs de Ciência" no Orkut (da qual alguns aqui fazem parte).

Comprovando minha esperança de obter uma nova e ativa colaboradora, ela estréia com uma matéria que reacende as esperanças dos blogueiros de ciências de que este meio de comunicação ganhe um novo impulso na divulgação das ciências para o carente público lusófono, e especial o brasileiro.

Obrigado por aceitar o convite, Alcione!

Alcione Torres disse...

Obrigada pela calorosa recepção! Já estou me sentindo em casa! rsrs
Charles tem razão quando diz que precisamos nos empenhar na divulgação da blogosfera científica e acho que este blog desempenha muito bem esse papel. Quanto aos eventos da área, acredito que Chassot conseguiu dar um ponta-pé inicial na discussão sobre os blogs e espero que isso ajude na valorização desse meio de comunicação e de divulgação científica. E por que não dizer também, de formação?
Um grande abraço a todos!

Anônimo disse...

Boa Tarde,

Acabei de criar um novo o site, o "escritores de blogues" (para visualizar o site basta clickar no meu nome). Este site é uma rede social destinada a todos os escritores de blogues que o fazem em português. O objectivo é criar um espaço comum a todos para que seja facilitado o contacto e a visibilidade de novos projectos independentemente da ferramenta (blogspot, sapo, wordpress) que utilizam.

Neste sentido gostava de o convidar, e a todos os escritores de blogues que estiverem interessados. Para tal basta seguir o link e carregar onde diz "Join this network".

Muito obrigado pela atenção,

Melhores Cumprimentos,

Stran