03 junho, 2007

A rebelião das universidades

Maio viu as universidades paulistas virarem de pernas para o ar. A USP lidera, com sua reitoria ocupada por estudantes e professores e funcionários em greve. Unicamp e Unesp também aderiram - mesmo que parcialmente - aos protestos.

A imprensa traz opiniões diversas, mas para quem está de fora é difícil entender quais são as condições reais, quais são as exigências, qual é o cunho político das discussões. Muitos assumem posições por simpatia, sem ter acesso a informação suficiente.

Este mês poderemos então discutir opiniões - sejam elas políticas ou o que for - e trocar informações. Alguns dos participantes e dos visitantes esporádicos desta roda estão dentro da universidade e podem trazer uma contribuição importante contando o que vivem e sabem. Espero ao fim de junho me sentir em condições de ter uma opinião mais informada.


Sugestões de temas de discussão são bem-vindíssimas! Se puserem nos comentários desta postagem, anotarei para o mês que vem.

Esta roda de ciência está aberta a quem queira participar. Se você é um visitante esporádico, ajude a nos iluminar com seu conhecimento ou opinião. Se quiser publicar um texto como parte da discussão, basta mandar uma mensagem para mariamsguimaraes arroba yahoo ponto com ponto br

3 comentários:

Kynismós! disse...

O que acho sobre o assunto:
http://www.oindividuo.com/carpeaux1.htm

João Carlos disse...

Olha só... Eu - francamente - não acho coisa nenhuma!... Se metade do que a mídia tem divulgado for verdade, os estudantes sérios deveriam fugir das Universidades por absoluta falta de condições mínimas para estudar. E poderiam deixar os "ocupadores de reitoria" por lá mesmo: eles não estão a fim de estudar e as faculdades não conseguem ensinar...

Ou então, vai ver que eu estou desatualizado e o surrealismo voltou à moda...

Kynismós! disse...

Você está muito é certo.