29 agosto, 2006
Roda de ciência: Ciência X Divulgação científica
Dê um pulo lá no Pitáculos em Ciências, para ler mais sobre o assunto.
[]s,
Silvia
ciência e divulgação científica: uma comunicação possível?

Ainda estamos em Agosto... então aqui estão algumas impressões sobre o tema do mês.
Desde a iniciação científica, no início da década de 90, tenho formulado uma idéia – mais ou menos flexível – do que é a Ciência (fica a inicial maiúscula como reconhecimento do fascínio que esta palavra evoca em mim): um campo de intensa experimentação teórica e prática, calcado no raciocínio lógico, na argumentação sobre fatos, observações de causa e efeito, elaboração e teste de hipóteses explicativas, embebido na criatividade e na liberdade à formulação de idéias, cuja orientação mais ampla (ou seria presunção?) é a compreensão da Natureza, de como ela opera e de como pode ser explorada (ainda mais presunçoso, não?). Além da formação de novas idéias, há neste fenômeno humano de “fazer ciência” a formação de pessoas, recursos humanos capacitados para pensar e agir cientificamente, o que é algo ainda mais fantástico!
24 agosto, 2006
Sobre Golfinhos, Cientistas e Jornalistas
Sabiamente, Caio de Gaia, me chamou a atenção para o fato de que eu não deveria desancar um cientista, baseado unicamente em uma notícia de jornal. Com a prestimosidade dos lusitanos, não só correu a ler o paper original, como me enviou um exemplar do dito
leia mais aqui.
23 agosto, 2006
A divulgação da SIDA no Jornalismo
O tema SIDA quase desapareceu da actualidade jornalística. Os motivos? Ao que parece está “fora de moda”.
[Ler mais]
Roda de ciência
Se quiserem ver como ficou, visitem-me lá no Pitáculos em Ciências...
22 agosto, 2006
Convívio harmonioso
Leia mais aqui
20 agosto, 2006
A divulgação científica dos impactos ambientais: problemática ou catástrofe?
Leia mais aqui
19 agosto, 2006
Divulgação científica: o ponto de vista do "usuário final"
Leia mais aqui
Educação científica: pela divulgação eficaz
(Leia mais
18 agosto, 2006
Communication Breakdown: ciência × divulgação científica…
Minha contribuição para o Carnaval desse mês pode ser encontrada no seguinte link: Communication Breakdown.
Divirtam-se... :-)
Comentário - Dificuldades em divulgar biologia
Este post é um comentário ao texto publicado pelo Cais de Gaia no Roda de Ciência: Blogues e a dificuldade em divulgar temas de Biologia.
O blogue do projecto Caminhos do Conhecimento divulga informações sobre ciência, tecnologia, ambiente e sobre a actividade de comunicar / divulgar / popularizar estas áreas.
Confesso que pouco escrevo sobre ambiente e muito menos sobre tecnologia. Os principais motivos são a minha formação em Biologia / Ecologia e as minhas preferências pessoais nas ciências da vida.
No início, só escrevia sobre o que se fazia em Portugal, mas deixei-me disso, porque estava sempre tentada a escrever sobre o que se passava noutros países. As dificuldades de divulgar temas das ciências da vida são óbvias, mas... [leia mais ...]
Blogues e a dificuldade em divulgar temas de Biologia
17 agosto, 2006
É possível fazer bom jornalismo de ciência?
[leia mais...]
06 agosto, 2006
Ciência versus divulgação científica
Contabilizados os votos, temos:
- 1 voto para a questão do jovem pesquisador no Brasil e no exterior
- 2 votos para a internet na academia
- 5 votos para ciência versus divulgação científica
Só para manter o padrão dos textos que estiverem aqui no Roda: usamos letra verdana, tamanho normal.
Mãos à obra! Quanto antes dermos nossos pitacos, mais tempo sobra para discutirmos até o fim do mês.
04 agosto, 2006
Vamos papear
A proposta para este espaço, que fiz ontem no Ciência e idéias, é um pouco diferente. Vamos escolher um tema por mês, sobre o qual quem quiser escreve um texto, conta uma história, mostra uma foto, faz um desenho, o que for. O grosso da publicação estará nos respectivos blogues, aqui poremos só resumos, ou chamadas com o linque. Proponho bloquearmos a possibilidade de comentários ao fazer a publicação nos blogues pessoais (no blogger sei que é uma opção fácil, logo abaixo da janela onde escrevemos). Na última linha da publicação, escrevemos algo como "deixe seu comentário aqui", com um link no "aqui" para esta roda.
A partir das experiências diversas, todos poderão conversar através das janelas de comentário. Quem não escreveu texto ou quem não é cadastrado no blogue também! E quem se cadastrar, não precisa escrever todo mês. A proposta é ter um ponto de encontro, não criar uma obrigação!
Quem quiser se cadastrar e fazer parte deste blogue comunitário, pode me mandar uma mensagem para mariamsguimaraes@yahoo.com.br. Os cadastrados são sobretudo blogueiros, afinal são as pessoas que descobriram esta forma de trocar idéias e gostaram dela. Mas se você não tem um blogue mas também quer publicar um texto, é só avisar. Nesse caso o texto inteiro ficaria aqui.
Abaixo, as sugestões para o primeiro tema de debate. Que tal votarmos? No domingo eu conto os votos e assim definimos o tema de agosto.
- Multidisciplinaridade
- a questão do jovem-pesquisador (incluindo questões sobre "se pesquisa de brasileiro feita no exterior é brasileira", "se pesquisa em colaboração BR/exterior é... o quê?" e assuntos similares, afinal, "o QUÊ é a tal Ciência Brasileira?")
- a internet na academia: tipo "the good, the bad and the ugly" (como se dá o benefício da comunicação e as distorções de uso - orkut, chats, e cia?! e onde o "blog" entra nisso?)
- ciência vs divulgação científica: a importância da comunicação
- patrulhismos em ciências: vários temas polêmicos (diferenças homem/mulher; questões de raça; QI; determinismo genético, etc)
- compartilhamento de idéias
- senso comum
- relacão ciência e arte
- A ininputabilidade (ou seja o fato de eles não serem punidos pela nossa Justiça) dos índios brasileiros