18 setembro, 2006

O tema desse mês no Roda é sobre os benefícios e malefícios da Internet na divulgação científica. Eu confesso que já faz tempo que venho pensando no quê escrever sobre the good, the bad and the ugly… mas, por completa incompetência intelectual (ou de ideais), eu não consigo ver a parte que tange the bad and the ugly… eu só consigo ver the good. Claro, mais cliché do que isso, impossível… mas, infelizmente, nesse caso é verdade: Já faz bem uns 20 dias que eu venho pensando sobre o tema e… nada.

Continue lendo mais...

4 comentários:

Kynismós! disse...

Isso tudo que você escreveu (com o que eu concordo) no jargão militar se chama "disciplina consciente", o único problema é que já é difícil encontrá-la na maioria dos adultos (e.g., se o fosse, não existiria pessoas gordas no mundo, etc.) imagine nos mais jovens. Dizem que a ocasião faz o ladrão, coisa que eu já verifiquei várias vezes. Tenho, por exemplo, um colega que clona páginas da Internet e obtém senhas dos e-mails das pessoas (entre outros) com a maior facilidade, menos mau que ele só usa esse artifício para fins de bisbilhotagem, poderia ser bem pior, para ambas as partes. É o que venho dizendo desde o primeiro comentário, o problema da Internet é um só, a falta de vergonha na cara das pessoas (que inclui um conjunto de coisas). Claro, ninguém gosta de ser chamado de sem vergonha, principalmente se for D.Sc. ou Ph.D..

PS: essa de Lattes só pode ter sido por falta de assunto mesmo, parece que o acadêmicos não sabem quem são os acadêmicos e onde eles vivem, ó céus!

Daniel Doro Ferrante disse...

KrishnaMurti,

Exato: O exemplo da Plataforma Lattes que eu usei, como eu disse no texto, foi puramente ilustrativo, sem maiores valores envolvidos; foi só pra dar uma idéia mais pictórica do que eu estava falando. Poderia muito bem ter usado tantos outros exemplos que existem por aí afora.

Quanto à segunda oração do seu "P.S."; acho que aqui é que melhor se aplica o seu "kynismós": No final das contas, todo mundo sabe bem quem é todo mundo. ;-)

Um abraço, []'s.

Anselmo Augusto de Castro disse...

Caros amigos.
Gostaria de deixar claro, que não condeno a recurso Plataforma Lattes, e sim o seu mau uso em algumas ocasiões.Tenho plena consiência de sua importância no sistema de ciência e tecnologia do país.
A falta de assunto no quesito "bad" foi realmente a razão de apimentar a discussão.
Quanto à citação "No final das contas, todo mundo sabe bem quem é todo mundo", tenho minhas dúvidas.

Abraços

Daniel Doro Ferrante disse...

Oi Anselmo,

Não me entenda mal, eu também não sou contra a Plataforma Lattes, muito pelo contrário: "Eu a considero uma vantagem enorme; realmente, um tiro certeiríssimo!"

Como eu já disse acima: Eu só usei essa cadeia de exemplos (e me aproveitei da sua pimenta ;-) pra ilustrar o ponto que eu queria levantar (que era o mau uso da liberdade oferecida pela Internet e suas ferramentas).

Agora, quanto às pessoas numa mesma comunidade científica se conhecerem... eu, realmente, não tenho dúvidas dessa resposta ser afirmativa. Pelo menos na minha experiência, até agora, não aconteceu de ter visto pessoas dentro da comunidade que, absolutamente, nunca ouviram falar umas das outras. Claro, isso certamente vai variar com o tamanho e volume da comunidade científica em questão, mas, via de regra... ;-)

[]'s!