26 dezembro, 2007

Ciência cotidiana

Em geral o que se vê da ciência são os resultados finais - os que surtiram resultado positivo. O suor, as idéias equivocadas, os momentos de angústia e de entusiasmo, as cabeçadas na parede... tudo isso faz parte do processo científico.

Abrimos aqui este espaço para que pesquisadores contem seu dia-a-dia, não-pesquisadores façam perguntas e exponham hipóteses e o que mais imaginem.


Precisamos de sugestões de temas de discussão! Se puserem nos comentários desta postagem, anotarei para o mês que vem.

Esta roda de ciência está aberta a quem queira participar. Se você é um visitante esporádico, ajude a nos iluminar com seu conhecimento ou opinião. Se quiser publicar um texto como parte da discussão, basta mandar uma mensagem para mariamsguimaraes arroba yahoo ponto com ponto br

2 comentários:

Osame Kinouchi disse...

OK, entao depois do Reveillon eu faço a contribuicao deste mes... Mas tem muita diferenca entre a vida dos pesquisadores em pos-graduacao, em pos-doc e quando sao docentes! Os primeiros nao precisam dar aulas, preencher relatorios, pedidos de bolsas, arranjar dinheiro pra projetos, etc e tal... E eu aqui que nem entreguei as notas do semestre que se finda! (o sistema computacional da USP fechou um dia antes delas estarem prontas... um eufemismo para o fato de que eu me atrasei um dia...). Bom, como tá dificil encontrar vcs por ai´, desejo a todos da Roda um ótimo Ano Novo, e que a Roda gire muito mais, e saia mesmo decolando...

Osame Kinouchi disse...

Sugestoes para discussao na Roda:
1. Os blogs cientificos atuais de jornalistas (UOL, G1, etc).
2. Dawkins disse recentemente que "As religioes são teorias cientificas porque fazem afirmacoes sobre a Natureza". Acho que ele usou o conceito Popperiano de teoria cientifica, no sentido de teoria com afirmacoes falseaveis, e acho que Dawkins diria, falseadas. Mas, tomado a priori, a frase eh esquisita, porque é exatamente analoga às afirmativas dos criacionistas (cristaos ou islamicos), dos Esotericos, dos ufologos a la J. J. Benitez... Afinal, religioes sao cientificas (no sentido Popperiano?) ou nao sao? (no sentido que Popper dizia que Marxismo e Psicanalise nao o eram?). Por que deveriamos dizer que a teoria da reencarnacao é cientifica enquanto que a Psicanalise é Metacientifica?