08 novembro, 2007

Mares de Minerva


OK, OK, Maria Guimarães, você venceu (com seu voto de Minerva): eu mudei meu voto na Roda da Ciência na última hora, para dar empate, mas não consegui escapar desse assunto (Mares da Terra) sobre os quais não entendo nada. Assim, para dar a minha contribuição deste mês, apenas dou o link aqui para uma busca que fiz com a palavra "Ocean" no http://www.arxiv.org/ , repositório de preprints de livre acesso que todo mundo interessado em ciência conhece ou deveria conhecer.

PS: Para eu me lembrar depois: o mito de Minerva é muito parecido com o de Ishtar. Minerva também é a deusa da guerra, ciência, poesia, tecnologia, invenção, medicina, conhecimento e comércio.


Figura: Head of Minerva by Elihu Vedder, 1896.


4 comentários:

Kynismós! disse...

E por falar em mar, a França coloca seu lixo nuclear (radioativo) no fundo do mar?

Osame Kinouchi disse...

http://www.tierramerica.net/portugues/2005/1210/pacentos.shtml

Uma lei de 1990 estabelece que, no mais tardar em 2006, o Estado deve ter identificado o local geológico ideal para construir um depósito definitivo para o lixo radioativo. Apesar de centenas de testes em numerosos lugares de todo o país, prevê-se que a Assembléia Nacional decidirá, em janeiro, prolongar o período de busca até 2016. Enquanto isso, e segundo a Agência Nacional de Lixo Radioativo, mais de mil locais são utilizados na França para estocar provisoriamente, às vezes sem nenhuma espécie de proteção, todo tipo de lixo radioativo, que cresce à razão de 1,2 mil toneladas ao ano.

Maria Guimarães disse...

e você queria o que com um empate? não discutir nenhum? ir pra prorrogação? pois me auto-elegi minerva e assim é! a não ser que dêem alguma outra idéia.

Osame Kinouchi disse...

Maria, eu estava brincando, nao te criticando! Eu voto em vc como nossa Minerva...