26 novembro, 2007

Algumas ondas marinhas virtuais

Como alguns sabem, nutro uma especial predileção pela ciência que envolve qualquer tema relacionado ao mar. Em meu blog pessoal, estou sempre que possível enfatizando aspectos científicos de biologia marinha, principalmente se tocam na delicada situação da conservação dos oceanos no mundo atual. Ou relatando experiências que vi e/ou vivi no ambiente marinho, embaixo d'água, navegando pelos mares do planeta. Então, antes de deixar aqui minha contribuição original do mês para o Roda de Ciência, resolvi fazer um "revival postístico" do que já escrevi ao longo desses 3 anos de blog sobre o tema. Escolhi 5 posts passados que mais gosto sobre o tema, e deixo os links abaixo para os interessados leitores refletirem, degustarem, discutirem e acrescentarem informações novas a eles, já que foram escritos em tempos passados e devem ter surgido novos estudos que confrontam algumas das minhas colocações. (Espero que os amigos do Roda não se importem com meu abuso virtual de textos passados.)

1) "Ser tubarão na Ásia" - Relato do cotidiano de um entreposto pesqueiro comercial taiuanês, com ênfase específica no declínio das populações de tubarões do mundo. Uma visita que até hoje me traz arrepios só de pensar.

2) "Biodiversidade marinha" - Texto mais básico sobre onde encontramos as maiores concentrações de biodiversidade embaixo d'água no mundo - e por que não somos o país da biodiversidade marinha com suas consequências filosóficas e políticas.

3) "Rastelando o mar" - Uma reflexão sobre o mar sem peixes, um delírio nada longe da realidade, infelizmente.

4) "Esbranquiçamento de corais e aquecimento global" - Nos primórdios da discussão sobre aquecimento na blogosfera e no vácuo do desastre do Katrina, resolvi lembrar uma das consequências diretas mais tristes (pelo menos para mim) da mudança climática no mundo: o esbranquiçamento de corais.

5) "Dia Mundial dos Oceanos" - Um grito de socorro vindo das bocas de quem realmente sofre com a degradação do mar. Ou uma tentativa terapêutica de não deixar que os humanos fujam de suas responsabilidades.


Divirtam-se!

2 comentários:

Maria Guimarães disse...

Lucia, seus posts são um refresco no meu desânimo. você escreve bem, desse jeito que cativa a gente, leva a gente para viajar nas fotos fantásticas do andré. mas acima de tudo, você pensa em buscar soluções. em agir com consciência. o mundo precisa de mais lucias.

Lucia Malla disse...

Nossa, Maria, assim vc me deixa mais vermelha q hidrante! :)

Eu ainda quero escrever um texto original pra esse mês, afinal eu sugeri o tema, q me é muito caro, e acho uma falta de repseito da minha parte com o Roda não fazê-lo. Mas as coisas só complicam pro meu lado ultimamente. Estou me esforçando, vamos ver se nesse fim de semana eu consigo publicar.