Começo minha participação na roda com uma opinião que eu mesmo considero polêmica, mas minhas experiências recentes com educação me fazem ver a imagem da professora de ciências do colégio com um romantismo muito distante da realidade: livros didáticos ruins, escolas mal equipadas, professores despreparados. Estão formatando o HD de nossas crianças com um conhecimento pasteurizado que não favorece, ao contrário, abafa, a criatividade.
Vejam no VQEB!
7 comentários:
acho que todos temos que aprender com todos. não só na amazônia, mas também em salas de aula culturalmente mais próximas. o bom professor é aquele que aprende ao mesmo tempo em que ensina, eu acho.
concordo - para cumprir o currículo obrigatório, os professores tendem a enfiar a matéria goela abaixo como se os alunos fossem gansos. não é por aí, e são os poucos exemplos que fogem disso que marcam para sempre a vida de seus alunos. sortudo quem teve um professor assim.
ano passado assisti a uma palestra do mariano amabis, que foi meu professor na faculdade e daqueles que consegue acender a chama da curiosidade em seus alunos. não tenho minhas anotações à mão, então não posso citar nomes - mas ele mencionou três prêmios nobel, creio que pelos anos 1960, que tinham uma coisa em comum: uma professora no primário.
o que me pergunto é: é possível mudar em grande escala a maneira de ensinar, de forma a estimular a criatividade e a curiosidade? que as crianças se sintam impelidas, pelo professor e por sua própria vontade, a escrever, a fazer ciência? o que a sua experiência - na amazônia e no rio - te ensinou a esse respeito?
Eu vou fazer coro com a Maria: você não precisa ir à Amazônia ou ao Sertão Nordestino para encontrar Escolas sem um mínimo de infraestrutura.
O ponto crucial da questão não é tanto a infraestrutura, nem a qualidade dos professores (que, por sinal, é, na média, péssima).
Eu já chego mais fundo: o "conteúdo programático" (eu odeio essa expressão, desde que 7um professor de português a usou para reclamar que meu filho tinha deixado de fazer um dever de casa "essencial para o conteúdo programático: uma cópia das flexões dos tempos verbais regulares que, de resto, estava no livro de Português...)
Se eu falar mais, acabo esgotando o artigo que eu pretendo escrever para o "Roda"...
Pessoal, a impressão que dá é que teríamos de mudar tudo! Mas vamos lá, acho que o João Carlos tocou em um ponto fundamental quando relatou o causo do seu filho. Ele reflete o quanto os professores adoram o PODER! Se o 'conteúdo programático' é estabelecido pelo professor, ele detém o 'poder'. Ele controla o que deve ser ensinado e como deve ser ensinado (e aprendido). Acho que a primeira coisa para estimular a criatividade dos alunos, é abrir mão desse 'Poder'. Outra coisa é o trabalho. É mais fácil dar a mesma aula todos os semestres do que preparar uma aula mais 'aberta' com maiores possibilidades de interação dos alunos. Os alunos também teriam de trabalhar mais... de certa forma o ensino massificado é conveniente para professores e alunos. É aquela coisa... 10% inspiração e 90% transpiração! Um abraço, Mauro
E eu acabei deixando mal esclarecido o ponto principal: todo o sistema de ensino fundamental/médio, no Brasil, está voltado para a praga do Vestibular.
Desde o início, todas as matérias estão uma decoreba sem fim, onde se dá mais importância às formulas/dados/categorias do que ao raciocínio. Os estudantes não raciocinam mais, lêem - quando muito - um livro por ano (e de qualidade duvidosa) e "fazem pesquisa" na base do "recorta & cola" (quando não é na Internet, é nas revistas, mesmo).
(Daqui a pouco, eu vou esgotar meu assunto...)
Off-topic (odeio fazer isso)... como eu faço para fazer parte desta roda de blog? Não sei qual é a filosofia do blog, mas eu gostaria de poder participar como colunista... Exemplos de escritas minhas podem ser encontrados em Entropicando [http://entropicando.blogspot.com]... Para entrar em contato comigo, basta mandar um e-mail para jshridhar@gmail.com ou deixar um comment no meu blog (ou responder aqui mesmo, eu costumo ler com frequencia ;-).
Recado da Maria
"Esta roda de ciência está aberta a quem queira participar. Se você é um visitante esporádico, ajude a nos iluminar com seu conhecimento ou opinião. Se quiser publicar um texto como parte da discussão, basta mandar uma mensagem para mariamsguimaraes arroba yahoo ponto com ponto br"
:o)
juliana, finalmente alguém que lê meus anúncios!!!
Postar um comentário