25 março, 2007

Ouvindo sobre o ambiente

Como o tema deste mês trata da divulgação do aquecimento global, resolvi pesquisar como os Podcasts científicos estavam divulgando o assunto. Para os que não estão por dentro do assunto, já vou avisando que a ausência é quase total em língua portuguesa (pelo menos aqui no Brasil, até onde eu saiba, ainda não foi lançado um exclusivamente dedicado à divulgação científica...). Então, já pedindo desculpas pelas dicas em língua inglesa...mas as explicações já estão dada! Continue aqui

Ah! E os comentários, deixem por aqui, ok?
Silvia

11 comentários:

Osame Kinouchi disse...

Estou quieto aqui no meu canto porque cheguei a conclusao que nao entendo o suficiente desse problema de aquecimento global (ou melhor, mudanças climaticas). Nao que eu nao esteja lendo as noticias. Mas parece que, quanto mais voce cava fundo no problema, mais complexo ele se mostra. Agora, parece que nos dirigimos a um dilema: descrição complexa das mudancas climaticas (descrição cientifica necessaria para a ação eficaz) versus descrição simplista mas politicamente eficaz do problema (a fim de motivar a ação). Como diz Rubem Alves: "A ciencia pode explicar como se faz um jardim, mas não fornece a motivação para transformar o deserto em jardim". Para termos motivação, precisamos de grandes mitos civilizacionais. Mas o mito, por isso mesmo, simplifica e não é cientifico...

Silvia Cléa disse...

Brilhante, BB!
Questionamentos, temos ambos. Me irmano à sua condição: leituras diretamente proporcionais às dúvidas...
Quantas correntes, a defenderem seus pontos de vista quanto à emissão de gases, correntes marinhas, efeito estufa, degelo, gás carbônico, etc...(só para ficarmos entre os cientistas).
Daí colocamos os não-cientistas e seu poder de comunicação, sua "vontade" de mudar de fazer a diferença...
Julgá-los? Sei. Como vc bem o disse, que cultura não precisa de mitos para se transformar????
[]s,

Maria Guimarães disse...

este é um espaço para discussão, não para especialistas. era só o que faltava, não contribuir por "não entender o suficiente"! façam o favor!
eu ando sumida por correria total, queria até propor estender este tema por abril. ele merece mais do que o que pusemos aqui...
silvia, gostei da idéia de procurar os podcasts.

Silvia Cléa disse...

Pois é, estou mesmo sentindo sua falta, tb aqui... ;o)))
Mas sei que é por uma ótima causa!
Assino em baixo, literalmente, do que falou! Não é a falta de tarimba que nos impede se palpitar por aqui...afinal, estamos todos aprendendo com as trocas de opiniões! Viu, Osame-alterego...

Osame Kinouchi disse...

Silvia, ja mudei meu alter-ego (B.B.Jenitez é o escritor de ficção cientifica). Agora sou Osame Kinouchi, ou OK.
OK?

Osame Kinouchi disse...

Maria, voto para que o tema continue em abril. Mas cade os votos dos outros? Em especial, cade a Lucia Malla? Acho que ela teria contribuições a fazer neste topico.

Lucia Malla disse...

Osame, estou aqui. Comecei hoje (06/abril) a ler os posts, por absoluta falta de tempo antes. Vou comentando aos poucos... (e preciso escrever meu artigo tbm).

Lucia Malla disse...

Mas já parabenizo a Silvia pelo podcast do Our Ocean World. Que maravilhoso!!! Valeu pela dica.

Silvia Cléa disse...

OI, Lucia!

Que bom que gostou! Na verdade, eu já ouço este podcast há muito tempo, mas quando estava escolhendo aqueles que iriam compor o post deste mês, listei o OOW pensando em vc! Deu certo!!! ;o))
Tomara que tenha obtido informações úteis lá...eu, sempre as tenho aos borbotões!!!!
bjo

Silvia Cléa disse...

Aos que gostam de aprender brincando...sigam o link:
http://www.geocraft.com/WVFossils/GlobWarmTest/start.html

bjos
Silvia

Maria Guimarães disse...

não conheço nenhum desses podcasts! como é que a gente arranja tempo pra ouvir tudo? hoje à noite vou baixar uns pra ouvir amanhã no ônibus.
aproveito pra uma propagandinha. o arquivo digital do programa Pesquisa Brasil, parceria entre a Pesquisa Fapesp e a rádio Eldorado, pode ser baixado para computadores e pod-aparelhos.