31 outubro, 2006

Observações de Goethe







Johann Wolfang von Goethe, poeta alemão nascido em 1749 na cidade de Frankfurt, foi aquilo que podemos chamar de espírito inquieto. Atuou em incursões artísticas, políticas e questões científicas.

leia mais aqui

3 comentários:

João Carlos disse...

Como se pode ver, gênio é gênio... Eu gostaria de mencionar que Voltaire observou que havia, entre os turcos, o costume de levar as crianças à casa de variólicos (na fase de "seca") e esfregar suas peles nas feridas em cicatrização. Voltaire instava os médicos franceses a se dedicarem a estudar esse procedimento, visto que os turcos tinham uma taxa de imunidade à varíola bem maior do que os europeus.

Pasteur e seus microorganismos ainda estavam a muitos anos de distância, e os médicos franceses desdenharam Voltaire. Mas - como Asimov adorava afirmar - Pasteur não era médico: apenas um bioquímico...

Anselmo Augusto de Castro disse...

Intuicão seria uma palavra sacrílega nas Ciências?

A respeito do desdém dos médicos franceses, só posso lamentar este hábito que persiste até hoje.

Seria interessante discutir no Roda, o preconceito entre os diversos cientistas, quando representam suas próprias disciplinas.

Abraços

Silvia Cléa disse...

Oi, Anselmo!

No meu entender, não é preconceito, é falta de visão. Falta-nos o distanciamento essencial para avaliar a categoria. Daí ser muito mais fácil a análise do outro.
Contudo, ao ser proposto o tema para o Roda, seria um exercício de lógica e um autodidatismo interessantes, em suam, um desafio! ;0))

[]s,