Johann Wolfang von Goethe, poeta alemão nascido em 1749 na cidade de Frankfurt, foi aquilo que podemos chamar de espírito inquieto. Atuou em incursões artísticas, políticas e questões científicas.
leia mais aqui
Um ponto de encontro para debates de ciência e não só
Um ponto de encontro para debates de ciência e não só
3 comentários:
Como se pode ver, gênio é gênio... Eu gostaria de mencionar que Voltaire observou que havia, entre os turcos, o costume de levar as crianças à casa de variólicos (na fase de "seca") e esfregar suas peles nas feridas em cicatrização. Voltaire instava os médicos franceses a se dedicarem a estudar esse procedimento, visto que os turcos tinham uma taxa de imunidade à varíola bem maior do que os europeus.
Pasteur e seus microorganismos ainda estavam a muitos anos de distância, e os médicos franceses desdenharam Voltaire. Mas - como Asimov adorava afirmar - Pasteur não era médico: apenas um bioquímico...
Intuicão seria uma palavra sacrílega nas Ciências?
A respeito do desdém dos médicos franceses, só posso lamentar este hábito que persiste até hoje.
Seria interessante discutir no Roda, o preconceito entre os diversos cientistas, quando representam suas próprias disciplinas.
Abraços
Oi, Anselmo!
No meu entender, não é preconceito, é falta de visão. Falta-nos o distanciamento essencial para avaliar a categoria. Daí ser muito mais fácil a análise do outro.
Contudo, ao ser proposto o tema para o Roda, seria um exercício de lógica e um autodidatismo interessantes, em suam, um desafio! ;0))
[]s,
Postar um comentário