13 maio, 2009

Uma ideia pandêmica

Estava meio afastada do blog por questões pessoais. Ainda não voltei por completo, mas ao ver o tema deste mês me veio algo à cabeça (até que enfim! rsrs). No auge da Gripe Suína (ou Gripe A), pensei inicialmente: não vou falar dessa gripe, pois já existem muitas pessoas falando sobre ela! Então, me lembrei de um texto que escrevi no meu blog e que tem muito a ver com o tema.

Para começo de conversa, vou explicar a relação entre as coisas.

No dicionário Aurélio, pandemia quer dizer:

"Doença epidêmica amplamente difundida."

No mesmo dicionário, epidemia quer dizer, entre outras coisas:

"Uso generalizado de alguma coisa que está na moda."

O post que fiz no meu blog, sobre uma matéria que saiu recentemente na revista Veja, mostra o poder de uma certa epidemia (no sentido colocado acima) que tomou conta do mundo moderno e se tornou uma pandemia (atrelando o significado colocado acima com o significado de epidemia também citado acima): a ideia de que tudo o que leva a palavra QUÍMICA faz mal! Ideia errada e carregada de ignorância que está se alastrando e correndo o risco de se instalar de vez na cultura mundial.

Vemos esse tipo de ideia em todos os lugares, em todos os veículos de informação e até em alguns livros didáticos que, talvez não intencionalmente.

Bom, gostaria que vocês lessem o texto e comentassem aqui sobre o assunto.

Leiam aqui.

Nenhum comentário: