12 abril, 2009

Mais duas contribuições para a discussão:

O Osame pediu uma definição do que vem a ser Pseudo-ciência e eu fui pesquisar. Encontrei um bom texto, em inglês, no site do Donald Simanek, cujo "Museu dos Dispositivos Impraticáveis" tem uma boa tradução, feita pelo pessoal do "Ceticismo Aberto". Perguntei a meu scibling Kentaro Mori se havia também uma tradução da página com a explicação sobre pseudo-ciência.

Não havia... Só que Mori rapidamente consertou essa falha e traduziu e publicou no "100nexos". Leia aqui em: O que é ciência? O que é pseudo-ciência? (Só não esqueça de trazer seu eventual comentário para aqui, também).

E Mori ainda indicou o artigo de Widson Reis e Alexandre Castro publicado na antiga Revista Terra Redonda. (idem sobre comentários).

Eu tenho “no forno” uma matéria “quente” do Ben Goldacre (da coluna semanal “Bad Science” do “The Guardian”, mas é enorme e ainda está esperando uma revisão dos sciblings — com sorte, estará liberada hoje à noite). Enquanto vocês esperam por minha bombástica novidade, podem ir se divertindo com as matérias linkadas acima...


2 comentários:

Osame Kinouchi disse...

O artigo de Widson e Alexandre é ótimo e muito ponderado. Valeu!

Kinnal disse...

Não sei se é permitido a uma pessoa estranha ao grupo de vocês comentar
Se não for permitido
Peço por favor que apague meu comentário a seguir

Você perguntou

O que é ciência ?
Conhecimento Completo Certo