18 dezembro, 2008

Novidade revolucionária?




Hummm, o tema deste mês de dezembro lembra aquelas bolas de cristal de final de ano. Não sei se vou ter um desempenho superior ao de astrólogos e jogadores de búzios mas aqui vai...



No curto prazo: Descoberta de micróbios no sistema solar e/ou atmosferas com oxigênio em planetas extra-solares (evidência de vida). Ver Astrobiologia. Tais descobertas irão revolucionar a Biologia.



No médio prazo: As teorias de Multiverso serão testadas de forma indireta, algumas serão descartadas (o que significa que Multiverso é uma idéia científica). A idéia de Multiverso se tornará consensual na comunidade de Cosmologia. Essas idéias revolucionam a própria epistemologia da Física.

3 comentários:

Dedalus disse...

Caro Osame,

Muitas vezes é difícil ver uma revolução chegando, mesmo quando ela está debaixo do nosso nariz. Eu concordo contigo que a descoberta de vida em outros mundos pode vir a ser revolucionária, mas eu apostaria em algo mais prosaico: a detecção direta da matéria escura (se ela existir, é claro) e o entendimento de sua fenomenologia, algo que pode fazer para a humanidade o que o "descobrimento" das ondas eletromagnéticas fez para a sociedade industrial do século XX.

Um abraço!

Osame Kinouchi disse...

Pessoal, temos 23 blogs aqui! O pessoal de férias, não bloga mais?

Maria Guimarães disse...

osame, pra tirar férias preciso deixar o computador em casa. senão, nada feito. e voltar de férias é um sufoco de trabalho, do qual ainda não submergi.

na sua própria área de pesquisa, tem alguma coisa que, se for descoberta, muda tudo?

tem uma questão grande que você persegue?