31 março, 2007

Um DVD que incomoda muita gente


Ok, ok, eu sei que devia ter assistido ao documentário do Al Gore antes, mas quem tem quatro filhos disputando a televisão que atire a primeira pedra. Não tenho muitos comentários a fazer, acho que todo mundo já viu e já comentou. Achei que ele enfrentou o mesmo dilema entre a complexidade da questão científica e a simplificação necessária à comunicação e ação. Por falar nisso, o achei o artigo da Wikipedia muito tendencioso e anti-Gore, acho que deveria ser editado, pois não está nos padrões de imparcialidade de uma enciclopédia.

Para ler mais, clique aqui no SEMCIÊNCIA.

30 março, 2007

A Politização do Aquecimento Global…

Minha contribuição para o tema desse mês do Roda pode ser lida em A Politização do Aquecimento Global.

Os comentários, como sempre, devem ficar por aqui.

[]'s!

25 março, 2007

Ouvindo sobre o ambiente

Como o tema deste mês trata da divulgação do aquecimento global, resolvi pesquisar como os Podcasts científicos estavam divulgando o assunto. Para os que não estão por dentro do assunto, já vou avisando que a ausência é quase total em língua portuguesa (pelo menos aqui no Brasil, até onde eu saiba, ainda não foi lançado um exclusivamente dedicado à divulgação científica...). Então, já pedindo desculpas pelas dicas em língua inglesa...mas as explicações já estão dada! Continue aqui

Ah! E os comentários, deixem por aqui, ok?
Silvia

18 março, 2007

Uma discussão sobre Ciência

Na edição desse mês da Revista Eletrônica de Divulgação Científica Click Ciência apresenta algumas matérias feitas a respeito do tema Ciência. A Samira (a jornalista que trabalha comigo) fez alguns textos interessantes. Há também a visão do Prof. Sérgio Mascarenhas sobre o tema.
Como discutimos muito sobre o que seria Ciência no mês passado vale a pena dar uma olhada.
Cometários e críticas sempre são bem vindos.

o endereço é:
www.clickciencia.ufscar.br

16 março, 2007

O fogo de Monbiot

Tinha publicado um texto no Ciência e Idéias que é relevante para o tema deste mês: uma resenha ao recente de livro de George Monbiot Heat: how to stop the planet burning. Pode ser (re)lido aqui.

Hoje coloquei também no C&I um excerto de um artigo do mesmo Monbiot sobre como alguma imprensa ainda trata a ciência do aquecimento global.

Continuo encantado com o jornalismo de opinião informada de Monbiot. Por oposição à maioria...neste caso.

13 março, 2007

Em março o quente é aquecimento global

Com relatórios de terror, discussões sobre combustíveis limpos e a população sem saber bem o que pensar, acho que será enriquecedor discutirmos também esse tema.

Desculpem a demora, foi-se meio março e só agora consigo anunciar o tema. A votação foi dura, três temas empatados. Usei meu voto para desempatar.

Por favor, sugiram novos temas nos comentários a esta postagem. E quem estiver interessado em publicar textos (em seu próprio blogue ou aqui, caso não tenha) nesta roda, é só avisar. Estamos abertos a todos.