22 setembro, 2009

Ponto final na discussão: Marina Silva não é criacionista

Como diria o Luis Bento... Ponto final na discussão.

Marina Silva critica debate eleitoral antecipado
Congresso em Foco - Brasília,Distrito Federal,Brazil
Sobre sua crença, disse nunca ter defendido o
criacionismo (tese segundo a qual ..."Não tenho uma teoria sobre o criacionismo, apenas acredito que Deus fez ...
Marina nega que tenha defendido criacionismo
Estadão - São Paulo,SP,Brazil
Marina se viu em meio à polêmica sobre o
criacionismo após participar de um seminário sobre o tema, em 2008. Na ocasião, a então ministra teria dito que é ...
'Nunca defendi o criacionismo', diz Marina Silva sobre ensino em ...
G1.com.br - Brazil
"Nunca defendi o
criacionismo e no Brasil não existe ninguém fazendo esse movimento. Essa é uma transposição artificial de um debate que ocorre nos Estados...

5 comentários:

Leonardo de Oliveira Martins disse...

Do Estadão:

A senadora disse que foi mal compreendida após ser questionada sobre o fato de escolas adventistas incluírem no currículo o estudo do criacionismo. Ela destacou que, ao falar especificamente dessas instituições, declarou que os jovens poderiam fazer a escolha que julgarem mais sensata. "Eu nunca defendi o criacionismo", continuou a senadora. "Eu acredito em Deus e que Deus criou todas as coisas. Só isso."

Há muito tempo o "teach creacionism" (ou "teach ID") vem sendo substituído por "teach the controversy", sob a égide de leis de liberdade acadêmica, seguindo o framing sugerido pelo Discovery Institute. E escolher a teoria que eu julgar mais sensata é uma coisa boa, não?

Osame Kinouchi disse...

Alguém já leu algum texto de Feyrabend sobre sua proposta de separação entre Estado e Ciência?
O que acharam?

Judy disse...

Prezada,
Minha pesquisa de mestrado é sobre blog e ciência. Preciso entrar em contato com você. Por favor, informe-me (via e-mail) o seu endereço eletrônico.
Atenciosamente,
Judy Tavares
Mestranda PPGCCOM / Universidade Federal do Amazonas.
judytavares@gmail.com

Anônimo disse...

para esquentar

numa oportunidade....
caminhando na av paulista
presenciei uma passeata do partido verde hoje coligação com a turma da marina silva.
nessa passeata, tinha algo de 300 pessoas, motivo o messalao do PT.
os seguranças da turma do verde
eram individuos brancos.. roupa preta e alguns deles com a svastica nazista desenhada nos brazos seja no corpo e na roupa.
sera que o partido verde consetiu abertamente a presença destes personages. eu acredito que sim.
tem mais... tinha ums garotos(pobres, negros, e possivelmente moradores de rua..) panfletando(panfletos con simbolo do PV) as pessoas que passabam na rua..consignas ofensivas,ameaças contra movimentos sindicais, socialistas,anarquistas,comunistas,..,etc.estes ultimos desenhados no planfeto como baratas com um X emcima, insitando a anaquilação destes ultimos.

tenho a impressao que chico mendez tranquilamente poderia ser apredejado por esta turma do partido verde.
aquele partido verde que marina silva prefere...

espero que o tempo poça esclarecer a marina silva para ela entender com quems esta se metendo

Leandro R. Tessler disse...

Osame,
Talvez Marina tenha mudado de posição, e nesse caso eu gostaria de vê-la fazendo uma declaração onde claramente se oponha ao ensino do criacionismo e do Intelligent Design nas escolas, o que ela nunca fez.
Eu me dei o trabalho de encontrar de novo sua entrevista dada durante sua participação no III Simpósio Criacionismo e Mídia na UNASP em 2008, onde foi palestrasnte em companhia de figuras como Michelson Borges, responsável pelo blog criacionista.blogspot.com, Nahor Neves e Enézio de Almeida, que dispensam apresentação. Na entrevista ela diz claramente que "É impossível crer em Deus sem crer que ele criou todas as coisas...Existe um projeto inteligente da inteligência divina que governa todas as coisas". Isso é um problema pessoal dela. Mais adiante as coisas se complicam. Falando de ensino criacionista em escolas adventistas ela diz que "Ciência se faz pela multiplicidade dos olhares. Mesmo que você tenha uma visão criacionista se você coloca para as pessoas que existe outra visão, que é a visão do evolucionismo para que as pessoas tenham liberdade de escolha no caminho que querem seguir, não vejo nenhum demérito nisso".
Eu vejo. Não cabe o ensino de criacionismo nas aulas de biologia. Criacionismo não é ciência e não pode ser colocado em pé de igualdade com o que a ciência propõe.
Não se trata de uma simples e inocente questão de escolha como quer Marina.