30 junho, 2009

Tema para o mês de julho/2009: Astronomia

Com mais da metade dos votos, o tema escolhido para o mês de julho foi Astronomia, em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia.

O tema é intencionalmente aberto, para que todos possam colaborar (inclusive o batalhão de biólogos).

25 junho, 2009

Escolha do tema para julho

Desculpem o mau jeito, mas a porcaria da "Velox" está uma "Lesmax" e está muito difícil até para acessar o Blog.

Eu acho (ou antes, perdi...) que alguém me mandou outra sugestão para tema, mas, enquanto eu estou escrevendo isto, a conexão com o Blogger foi cortada... umas três vezes. Não dá nem para procurar.

Sobraram os três temas que ficam na enquete aí na barra lateral. Votos até 30 de junho (se eu conseguir acessar novamente...)

Remetam suas maldições para a operadora Oi e a ineficientíssima Anatel.

22 junho, 2009

Pandemia, pandemônio

Um homem chega do exterior com uma gripe obviamente forte. Espirrando, com jeito abatido. Dá entrada num grande hotel em Brasília. O procedimento da recepção não deveria ser conduzi-lo a uma enfermaria para colher material que permitisse identificar o vírus que o ataca?

Parece óbvio, mas até nos hospitais o procedimento ainda é incerto. Veja o relato de uma enfermeira no Ciência e ideias.

21 junho, 2009

A epidemia chegou


O gráfico mostra um crescimento super-exponencial dos casos confirmados de gripe suína no Brasil.
Obviamente isto é um artefato do processo de confirmação de casos, a menos que reflita um aumento da transmissibilidade da gripe. Ariadne, minha estudante de mestrado, está trabalhando em um modelo epidêmico que poderia reproduzir tal curva.

É claro que mais cedo ou mais tarde a capacidade do país de confirmar casos irá saturar (como já aconteceu em outros países). Mas se usarmos o conjunto de dados da última semana como preditor, podemos esperar atingir 1 milhão de casos (reais, que não serão necessariamente confirmados) na primeira semana de agôsto. Isso implicará em 10.000 casos graves (usando uma taxa super conservadora de 1% de hospitalização - a taxa real está entre 5 e 10%). Dado que temos atualmente 1.000 leitos para os casos graves, eu sinceramente não sei o que vai acontecer com os outros 9.000.

O pico da epidemia provavelmente se dará no final de agôsto, especialmente se as ondas de frio permanecerem até o final daquele mês.

É claro que isto é apenas um "educated guess". Mas se você olhar com cuidado os posts sobre gripe suína deste blog, verá que tenho tido um acerto de quase 100% nos meus chutes educados.


Disclaimer: o egocêntrico autor do SEMCIÊNCIA é apenas uma personagem.

10 junho, 2009

Máscaras de avestruz contra a gripe suína

Apesar de aparecer na televisão e em fotos um monte de gente “se protegendo” contra a gripe suína (vírus H1N1) usando máscaras, elas não servem para nada. É que o vírus é tão, mas tão pequenininho que passa pelo material.

Só que… O Japão – comentários? – desenvolveu máscaras com anticorpos de avestruz. Ou melhor, com anticorpos retirados de ovos de avestruz. Continue lendo aqui!