21 junho, 2008

Novo tema: A blogsfera científica em português

Bom, pessoal!... Computados os votos, houve um empate entre os temas "A Blogsfera Científica em Português" e o mais momentoso "A Crise Mundial de Produção de Alimentos". Como rezam as normas eleitorais, em caso de empate, vence o mais idoso.

Então, passemos à discussão da Blogsfera Científica em português, suas virtudes, seus problemas, seu público-alvo e seu papel como meio de divulgação da ciência e suas novidades.

Eu aproveito para deixar o convite aos leitores para que mandem também suas sugestões sobre temas que gostariam de ver abordados aqui e que também participem das votações para os próximos temas.

2 comentários:

Mr. Spock disse...

A idéia é ótima mas vai esbarrar em um problema grave: a ausência da produção científica em português na web.

Ainda que se consiga algo vindo de Portugal, a produção brasileira parece se restringir a teses de mestrado e doutorado que ficam arquivadas nas Universidades e muitas servem apenas para a obtenção do título (e consequentes vantagens pecuniárias).

Assim, um blog (ou um blogring) científico em língua portuguesa terá que sobreviver de traduções do inglês feitas das várias publicações existentes na Internet de origem norte-americana ou européia.

Maria Guimarães disse...

senhor espoque,
se tiver razão, não invalida a discussão: por que a produção em português é tão pífia?
mas de maneira geral discordo. comparado ao que existe em inglês, a produção lusófona é de fato pequena. mas está longe de limitar-se a teses e traduções. veja os blogues integrantes desta roda e o "blogs de ciência": http://divulgarciencia.com/