tag:blogger.com,1999:blog-32159266.post2667475155487826605..comments2023-10-28T09:06:40.803-03:00Comments on Roda de ciência: O que diferencia um professor bom de um professor ruim?João Alexandrinohttp://www.blogger.com/profile/09107615690952752795noreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-32159266.post-49791602741309485142017-05-23T08:12:15.592-03:002017-05-23T08:12:15.592-03:00Gostaria muito de ler o artigo, fiquei curioso e m...Gostaria muito de ler o artigo, fiquei curioso e muito feliz pelo que vi dos comentários, na medida que os lia mais curioso ficava. Abraço!<br />TA VALENDO!https://www.blogger.com/profile/01018283510679569840noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32159266.post-47329717179755415392011-03-16T16:27:16.203-03:002011-03-16T16:27:16.203-03:00A UFAM - Universidade Federal do Amazonas (LAP/NIT...A UFAM - Universidade Federal do Amazonas (LAP/NIT) em parceria com a CRIABRASILIS - Associação Brasileira de Criatividade e Inovação, organiza o I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação - Visão e prática em diferentes contextos, a ser realizado na cidade de Manaus de 29 de junho a 1º. de julho de 2011.<br /><br />Gostaríamos de convidá-lo para participar deste evento e solicitamos o obséquio de divulgá-lo em suas Unidades de Ensino, uma vez que a natureza transdisciplinar da Criatividade certamente coloca este evento no leque de interesses de discentes, docentes e pesquisadores das mais diferentes áreas. Sobretudo: Administração, Antropologia, Artes, Design, Comunicação, Educação, Engenharias, Ética, Políticas Públicas, Psicologia, Saúde e outras áreas afins.<br /><br />Maiores informações sobre o evento estão disponíveis no endereço: www.congressocriatividade.com.brLaboratório de Avaliação Psicológicahttp://www.lap-am.orgnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32159266.post-46966101787192253162007-07-31T12:11:00.000-03:002007-07-31T12:11:00.000-03:00Sim, João. Concordo completamente!Sim, João. Concordo completamente!Shridhar Jayanthihttps://www.blogger.com/profile/04470784837246826480noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32159266.post-8038845098263715602007-07-31T11:06:00.001-03:002007-07-31T11:06:00.001-03:00Shirndar:Eu não sei como o professor vai separar o...<B>Shirndar:</B><BR/><BR/><I>Eu não sei como o professor vai separar opiniões pessoais da aula...</I><BR/><BR/>Eu também não... Principalmente em assuntos que geram posições pessoais extremadas, tais como história e geografia. E a onipresente questão entre religiosidade vs. ceticismo.<BR/><BR/>Mas, <B>pelo menos</B>, cabe ao professor o dever de esclarecer que se trata de uma <B>opinião pessoal; se possível esclarecer os fundamentos de sua opinião; e informar sobre a existência das opiniões discordantes.</B> Coisa que a grande maioria não faz...João Carloshttps://www.blogger.com/profile/13214573935335556934noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32159266.post-47534966694247448112007-07-31T11:06:00.000-03:002007-07-31T11:06:00.000-03:00Shirndar:Eu não sei como o professor vai separar o...<B>Shirndar:</B><BR/><BR/><I>Eu não sei como o professor vai separar opiniões pessoais da aula...</I><BR/><BR/>Eu também não... Principalmente em assuntos que geram posições pessoais extremadas, tais como história e geografia. E a onipresente questão entre religiosidade vs. ceticismo.<BR/><BR/>Mas, <B>pelo menos</B>, cabe ao professor o dever de esclarecer que se trata de uma <B>opinião pessoal; se possível esclarecer os fundamentos de sua opinião; e informar sobre a existência das opiniões discordantes.</B> Coisa que a grande maioria não faz...João Carloshttps://www.blogger.com/profile/13214573935335556934noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32159266.post-70078629926110937422007-07-26T17:51:00.000-03:002007-07-26T17:51:00.000-03:00Juliana: restringir o aprendizado do aluno aos seu...Juliana: restringir o aprendizado do aluno aos seus conhecimentos, opiniões, interesses e motivações é limitante em minha opinião. Se uma pessoa não tiver interesse, não souber nem tiver uma opinião sobre tabuadas, então isso não pode ser ensinado? Sob o risco de ser atacado pelo povo da FE da USP, eu não acredito na idéia paulo-freiriana de que devemos entrar no universo do educando. O universo do educando é restrito demais.<BR/><BR/>João: Eu não sei como o professor vai separar opiniões pessoais da aula... mas eu concordo com a mensagem que vc quis passar, o da informação acima da ideologia.Shridhar Jayanthihttps://www.blogger.com/profile/04470784837246826480noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32159266.post-24975484423194505012007-07-26T17:07:00.000-03:002007-07-26T17:07:00.000-03:00Juliana,O professor está preocupado em ensinar por...Juliana,<BR/><BR/>O professor está preocupado em ensinar porque é a única coisa que ele pode fazer. Aprender, segundo Piaget e um monte de outros caras, e eu concordo, é um processo indivídual. Por isso não existem fórmulas. Acho que o professor tem mais é que se preocupar em ensinar mesmo. Quanto mais formas de ensinar, mais chances ele oferece a diferentes alunos de praticar, individualmente, a aprendizagem. E acho que é isso que faz um bom professor: Cativa e oferece diferentes opções do aluno praticar a aprendizagem.<BR/>Então voltamos ao que outros colegas falaram: se não quer aprender... fica difícil!Mauro Rebelohttps://www.blogger.com/profile/17469694831736560622noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32159266.post-8609726017997102692007-07-26T15:33:00.000-03:002007-07-26T15:33:00.000-03:00Juliana: Eu não falei de "opiniões". E acho errado...<B>Juliana</B>: <BR/><BR/>Eu não falei de "opiniões". E acho errado o professor manifestar suas opiniões pessoais.João Carloshttps://www.blogger.com/profile/13214573935335556934noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32159266.post-48325231585702797582007-07-26T13:25:00.000-03:002007-07-26T13:25:00.000-03:00O bom professor não é necessariamente aquele que t...O bom professor não é necessariamente aquele que transmite informações, seus interesses e opiniões. O bom professor é aquele que possibilita o aprendizado dos seus alunos de acordo com os conhecimentos dele (aluno), suas próprias opiniões, interesses e motivações.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32159266.post-91788297887715530542007-07-25T01:25:00.000-03:002007-07-25T01:25:00.000-03:00Respondendo à pergunta-título do artigo:Um bom pro...Respondendo à pergunta-título do artigo:<BR/><BR/>Um bom professor consegue transmitir seus conhecimentos <B>e seu interesse</B> pela matéria aos alunos.João Carloshttps://www.blogger.com/profile/13214573935335556934noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32159266.post-12593209735336904372007-07-18T21:56:00.000-03:002007-07-18T21:56:00.000-03:00By the way", uma de suas observações sobre o rela...<I>By the way"</I>, uma de suas observações sobre o relacionamento professores vs. alunos tem uma explicação simples: um professor competente não precisa procurar ser simpático. <BR/><BR/>E o professor não pode, jamais, "ser mais um coleguinha". Ele <B>é uma autoridade</B> e tem que se portar como tal. Uma "autoridade" não precisa ser sisuda, mas tem que transmitir confiança.João Carloshttps://www.blogger.com/profile/13214573935335556934noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32159266.post-65216138942027178952007-07-18T21:43:00.000-03:002007-07-18T21:43:00.000-03:00Conseguir motivar uma turma pode ser uma "habilida...Conseguir motivar uma turma pode ser uma "habilidade adquirida", mas, geralmente, é um <B>dom</B>.<BR/><BR/>Eu me lembro das aulas de "Descritiva" no 3º científico. Eram os últimos tempos de 3ª e 5ª feira (turno da noite). Geralmente, dávamos pelo adiantado da hora com os faxineiros querendo limpar a sala.<BR/><BR/>Professores de História, geralmente, têm uma dificuldade maior em motivar seus alunos. Para eles, 20 anos e a eternidade têm aproximadamente a mesma duração. Os acontecimentos passados são tão destituídos de significado como a tabela do campeonato de Rugby na Nova Zelândia.<BR/><BR/>É extremamente difícil responder a um aluno (principalmente hoje, que noções de "cortesia formal" são totalmente ausentes) a pergunta: "e o kiko?..."<BR/><BR/>A matéria mais promissora é a de "Ciências". Mas é dever de todo professor de ciências incutir em seus alunos a noção de que, sem a base dada pelo restante das matérias, o aprendizado não vai longe.João Carloshttps://www.blogger.com/profile/13214573935335556934noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32159266.post-66218762511830700142007-07-18T01:38:00.000-03:002007-07-18T01:38:00.000-03:00o duro é conseguir estimular, desafiar os alunos e...o duro é conseguir estimular, desafiar os alunos e ao mesmo tempo vencer a preguiça mental, a busca pelo mais fácil. <BR/>eu tive um professor de história que fazia pensar, perguntava, contava os acontecimentos quase como um teatro. andava de um lado para o outro, corria, pulava, morria, negociava. a história medieval acontecia na minha frente, a primeira guerra mundial também, por aí ia.<BR/>mas só eu gostava. todos os meus colegas achavam difícil de tomar nota, preferiam que ele escrevesse no quadro...Maria Guimarãeshttps://www.blogger.com/profile/14904127978573551120noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32159266.post-47576581371795772962007-07-17T20:05:00.000-03:002007-07-17T20:05:00.000-03:00Depoimento muito bom!Depoimento muito bom!Kynismós!https://www.blogger.com/profile/05416561193260327607noreply@blogger.com