22 setembro, 2009

Ponto final na discussão: Marina Silva não é criacionista

Como diria o Luis Bento... Ponto final na discussão.

Marina Silva critica debate eleitoral antecipado
Congresso em Foco - Brasília,Distrito Federal,Brazil
Sobre sua crença, disse nunca ter defendido o
criacionismo (tese segundo a qual ..."Não tenho uma teoria sobre o criacionismo, apenas acredito que Deus fez ...
Marina nega que tenha defendido criacionismo
Estadão - São Paulo,SP,Brazil
Marina se viu em meio à polêmica sobre o
criacionismo após participar de um seminário sobre o tema, em 2008. Na ocasião, a então ministra teria dito que é ...
'Nunca defendi o criacionismo', diz Marina Silva sobre ensino em ...
G1.com.br - Brazil
"Nunca defendi o
criacionismo e no Brasil não existe ninguém fazendo esse movimento. Essa é uma transposição artificial de um debate que ocorre nos Estados...

21 setembro, 2009

Religião e Política


Este comercial é considerado um dos melhores em nossas campanhas políticas. Note como são usadas as referências religiosas a Deus e ao Cristo Redentor.

Weber tem um livrinho muito bom onde ele discorre sobre duas vocações: ciência e política. Ele mostra que são duas vocações ortogonais (ou deveriam ser). Afinal, não é possível usar o método científico para decidir em que candidato votar. Na avaliação de um candidato, um partido, uma ideologia política, você usa o senso comum, as informações de seus amigos, a emoção. O objetivo da Ciência Política é estudar a variedade do fenômeno político e não determinar qual ideologia política é a mais correta.

Entretanto, a ciência pode nos ajudar a avaliar as propostas políticas, no sentido de verificar que os meios propostos realmente servem aos fins defendidos. Mas quem define quais os fins desejáveis? Ora, tudo depende de seus valores fundamentais, que podem ter origem em uma cultura secular ou religiosa. Mas é preciso ficar claro que tais valores são escolhas existenciais, sem fundamento científico: nada na Natureza ou na Ciência determina que é melhor ter uma sociedade democrática do que aristocrática, ou de que a compaixão seja melhor que a crueldade, como bem demonstrou Nietzsche. Para ele, uma sociedade aristocrática que implemente o Darwinismo Social é preferível à democracia.

Nietszche não é contra o Cristianismo por ser uma religião (afinal, seu Zaratustra é um profeta religioso). Nietszche elogia o Cristianismo da Renascença, o cristianismo dos Borgia, onde o espírito aristocrático floresce, e também defende a elite religiosa judaica que rejeitou Jesus. Nietszche é contra um certo judaísmo e cristianismo (não todos) apenas na medida em que eles formaram historicamente a base religiosa de valores democráticos (ou mesmo anarquistas) posteriormente secularizados. Para Nietszche, justamente os argumentos apresentados no comercial acima é que são o melhor motivo para não se votar na esquerda.




19 setembro, 2009

Nosso lugar no mundo:

Apesar de ter se desligado oficialmente do Roda de Ciência, a Lucia Malla (olha o link aí do lado) nunca deixará de ser uma participante importante (não só por ser uma das fundadoras) desta Roda.

Por coincidência, ela publicou hoje um post com o título que eu repito neste e que começa assim:

Na lista de discussão do luluzinhacamp, a Ana Cláudia começou um papo sobre vacinação, que virou uma discussão sobre a indústria farmacêutica e que eu, no mais tradicional estilo "viagem na maionese" que me caracteriza, consegui desviar para "o nosso lugar no mundo". Explico.


Continue lendo no Uma Malla pelo Mundo.


14 setembro, 2009

Ciência vs Política (e Religião, é claro...)

O tema deste mês versa sobre o relacionamento entre ciências e política, especialmente sobre a influência das religiões na política e, mais especificamente, sobre a celeuma levantada acerca das crenças "criacionistas" da Senadora Marina Silva e sua capacidade para exercer a Presidência da República. Para não deixar as coisas saírem da perspectiva, algumas considerações prévias são necessárias.

(continue lendo aqui)

07 setembro, 2009

II Encontro de Weblogs Científicos em Língua Portuguesa - 2o EWCLiPo



Peço licença a Roda para divulgar o II Encontro de Weblogs Científicos em Língua Portuguesa - 2o EWCLiPo que acontecerá no final do mês de Setembro em Arraial do Cabo (RJ). O programa pode ser visto no belo folder da designer Patrícia Kiss em anexo. Inscrições e mais informações na página do evento.Divulguem e participem.

06 setembro, 2009

Marina Silva e a Ciência




O tema do mês é mais amplo, mas o que está bombando na mídia e na internet é a questão de se as crenças religiosas de Marina Silva a desqualificam para o cargo de presidenta do Brasil. Então, em vez de escrever um novo post (escreverei um sobre a diferença entre estado laico e estado ateu), faço uma lista de meus posts sobre Marina Silva que tem a ver com questões científicas. Todos os posts sobre Marina Silva, contendo também os de carater político, podem ser encontrados aqui.






Tema para o mês de setembro

Desculpem pela decisão autocrática e totalmente incompatível com os princípios desta Roda de Ciências, mas é que o tempo não para e a Roda não pode ficar esperando eu resolver meus problemas pessoais.

Fica valendo, então, uma pequena alteração de um dos temas propostos pelo Osame: Os políticos e as ciências. (Não há por que restringir à Marina Silva, ou qualquer outro talvez-candidato à presidência, já que o baixo-clero do Congresso ajuda ou atrapalha muito mais).

Desculpem o mau jeito e (como meu pai dizia que os jesuitas diziam): "Façam o que eu digo, não o que eu faço"... Escrevam!