30 dezembro, 2008

O que seria uma "novidade revolucionária"?...

Uma pergunta difícil… A Astronomia está, praticamente, redesenhando o “Universo Conhecível” e ele parece ser muito mais estranho e “populoso” do que se pensava. Até anteontem a Relatividade Geral tinha as soluções para o comportamento das galáxias, suas estrelas e seus planetas… De repente (bom… não foi tão “de repente”, assim…), se chega à conclusão de que não está faltando só a tal “matéria escura”: mais da metade do universo deve ser constituído de algo mais misterioso ainda — a tal “energia escura”.

Enquanto isso, aqui na Terra, o LHC foi um fiasco comparável à passagem do Cometa de Halley… “O maior instrumento científico jamais construído” (e isso me lembra o quase-fiasco do Telescópio Hubble) pifou, ainda na fase de preparação…

No campo da nanotecnologia as coisas vão a pleno vapor. O Carbeno parece ser o meta-material dos sonhos dos nano-engenheiros. Quando (e se) puder ser fabricado em escala industrial, o leque de aplicações parece ser quase ilimitado. Já os computadores quânticos continuam na fase do “sonho meu”… A spintrônica parece ainda confinada aos ambientes banhados em hélio líquido.

Na área da biologia, os segredos contidos nos genes vão caindo, um a um, e a evolução da vida na Terra cada vez mais faz sentido (particularmente apropriado no ano em que se comemora o bicentenário do nascimento de Darwin — embora o fundamentalismo religioso continue insistindo em exercitar seu jus esperneandi).

E a melhor notícia parece estar vindo da maior potência mundial: a equipe científica escolhida pelo futuro presidente americano é composta por Cientistas (com direito ao “C” maiúsculo). E é aí que eu vou dar um polimento na minha bola de cristal e proferir um vaticínio sobre onde eu espero que a ciência apresente algo realmente revolucionário…

Continue lendo aqui.

18 dezembro, 2008

Novidade revolucionária?




Hummm, o tema deste mês de dezembro lembra aquelas bolas de cristal de final de ano. Não sei se vou ter um desempenho superior ao de astrólogos e jogadores de búzios mas aqui vai...



No curto prazo: Descoberta de micróbios no sistema solar e/ou atmosferas com oxigênio em planetas extra-solares (evidência de vida). Ver Astrobiologia. Tais descobertas irão revolucionar a Biologia.



No médio prazo: As teorias de Multiverso serão testadas de forma indireta, algumas serão descartadas (o que significa que Multiverso é uma idéia científica). A idéia de Multiverso se tornará consensual na comunidade de Cosmologia. Essas idéias revolucionam a própria epistemologia da Física.

04 dezembro, 2008

Novo tema para discussão:

Salve, Pessoal!

Fica valendo para o próximo mês a sugestão da Maria:

“Em que ramo das ciências você acredita que vai surgir uma novidade revolucionária, em breve?”