31 outubro, 2008

O jogo foi para a prorrogação...

Bem... O tema é bom, os blogueiros andam muito ocupados com suas profissões principais e — o mais importante — muitos leitores comentaram e pediram por mais discussão.

Então o tema prossegue, até que as reclamações pela permanência sejam mais numerosas do que as de falta de posts sobre o assunto.

29 outubro, 2008

Ciência é ficção?

Como na verdade sou uma ignorante em ficção científica, optei por deturpar o tema. Mas não foi de propósito não, estava tentando descobrir o que poderia dizer e de repente ouvi uma entrevista sobre a ópera "Doctor Atomic" que me fez pensar: sem ficção - sem sonho, sem criatividade - não há ciência.

Leia mais no ciência e idéias

22 outubro, 2008

A Associação Americana de Física e a Ficção Científica

Eu juro que não “encomendei” essa matéria... A AIP, apenas por uma daquelas coincidências, publicou um dos seus boletins "Inside Science News Service" falando do assunto. Bem a propósito...

(Leia a matéria aqui e discuta aqui ou no "Chi vó, non pó"... Os Boletins ISNS são regularmente traduzidos para aquele Blog).

Ficção Científica e Divulgação Científica

Três dias antes de meu 7º aniversário uma notícia espantosa correu o mundo: a União Soviética tinha colocado um satélite artificial em órbita!… Em um mundo ainda sob os efeitos da perplexidade das armas atômicas e dos horrores da 2ª Guerra Mundial (e da recente Guerra da Coréia), havia um campo fértil para as lendas sobre “Discos Voadores” (o Projeto “Blue Book” estava, ainda, a plena carga) e começavam a surgir, na esteira de previsões sombrias de “1984″, os temores de que os “Cérebros Eletrônicos” (a versão em “estado-da-arte” do monstro de Frankenstein) pudessem “dominar o mundo” (embora não esclarecessem bem para que uma máquina “inteligente” iria se preocupar em dominar um mundo habitado por uma espécie tão idiota a ponto de deixar de instalar um interruptor “liga/desliga” em algo tão perigoso…)

Como os editores portugueses ainda tinham preferência e exclusividade na obtenção de “direitos de tradução para a lingua portuguesa”, o jeito que eu arrumei foi aprender a ler na lígua da família de minha mãe e tentar saber mais sobre os “Oceanos de Vênus” e a “Moribunda Civilização de Marte”…

Ainda era a época em que o Projeto “Bluebook” andava a pleno vapor e os “cinemas-poeiras” exibiam “trashes” como “Plan 9 from outer space”…

É de espantar que a Ficção Científica tenha tido uma influência tão grande na minha vida?…

(continue lendo aqui)

10 outubro, 2008

Ficção Científica e Divulgação Científica: primeiras questões


OK, OK, acho que este será apenas o primeiro de alguns posts para este mês: é que o assunto é bastante extenso e complexo, ou talvez eu tenha a presunção de entender algo sobre isso, ao contrário de temas tais como mudança climática, crescimento populacional etc.

Neste post jogarei algumas perguntas para a Roda, a fim de conhecer melhor a opinião de vocês:

  1. Vocês acham que a Ficção Científica (FC) literária pode ser um facilitador para a Divulgação Científica (DC) ? Ou seja, o adolescente começa com Star Treck e acaba lendo Stephen Hawking?
  2. Existe algum tipo de correlação entre gostar de FC e escolha de carreira científica?
  3. A FC contribui para uma representação social positiva do cientista e da ciência, ou uma representação negativa?
  4. Certas mídias desenvolvidas na FC (por exemplo, HQ, games) poderiam ser adotados também como midia para DC?
  5. Seria possível e/ou interessante uma maior aproximação entre os divulgadores de ciência e o fandom de FC no Brasil?
Bom, é isso, aguardo os comentários. Em um próximo post colocarei alguns pensamentos sobre estas questões.

Foto: His Master's Voice (original Polish title: Głos pana) is a science fiction novel written by Stanisław Lem, first published in 1968. It was translated into English by Michael Kandel in 1983. It is a densely philosophical novel about an effort by scientists to decode, translate and understand an extraterrestrial transmission. The novel critically approaches humanity's intelligence and intentions in deciphering and truly comprehending a message from outer space. It is considered to be one of three most known books by Lem, the other two being Solaris and The Cyberiad.[1]

08 outubro, 2008

Uma possível jornada nas estrelas

Aproveitando o tema desse mês da Roda da Ciência, gostaria de indicar um artigo meu sobre a possibilidade de viajar em grandes distâncias no espaço utilizando um recurso apresentado na série Star Trek, já nos anos 60
Vejam o texto neste link

05 outubro, 2008

Novo tema para discussão: Relação entre Ficção Científica e Divulgação Científica.

Como hoje existem outras votações bem mais importantes para a gente se preocupar e considerando o “chocolate” que foi esta votação, eu encerrei a enquete antes da hora. Os resultados até agora eram:

O que falta para o Brasil, finalmente, se desenvolver? 7 (20%)

Relação entre Ficção Científica e Divulgação Científica. 21 (61%)

Roamntismo filosófico e movimentos anti-científicos. 6 (17%)

Até quando o Brasil será “O país do Futuro”? 4 (11%)


Um total de 38 votos, com uma nítida e irrecuperável vantagem para os maníacos entusiastas por Ficção Científica. Assim, antes que o Osame dê a luz a um porco-espinho (apresentação pélvica) fica devidamente e oficialmente escolhido o novo tema.


01 outubro, 2008

Novo tema para a discussão do próximo mês.

Salve, Pessoal!

Já está no ar, aí na barra lateral, a enquete para definição do próximo tema de discussão.

Por favor, divulguem em seus Blogs e conclamem os leitores a votar. Por falar em votação, esta encerra no mesmo dia das eleições: 5 de outubro.

(Obrigado pelo aviso Charles!...) Na enquete na barra lateral, leia-se "Romantismo" e não "Roamtismo". A simpática interface do Blogger diz que não se pode editar o "widget" porque alguém já votou... Peço desculpas pelo erro de digitação.