24 setembro, 2008

C&T, Cultura Científica e Tecnocultura




OK, OK, o mês está quase acabando, então vamos lá com este post, que fiquei adiando. É que eu detesto discutir Ciência e Tecnologia (C&T), porque o principal ataque dos românticos, anticientistas e outros criptonazistas à Ciência universalista "liberal-judaico-cristã" se dá justamente via a crítica da Tecnociência, do laço indissolúvel entre ciência, tecnologia e controle (estupro) da Mãe Natureza, e por aí vai...

E o cientista ingênuo (ou espertalhão), querendo mais financiamento das agências de fomento, fica enfatizando na mídia as potênciais aplicações das ciências no desenvolvimento tecnológico e ecônomico (ou seja, na contramão das críticas ao desenvolvimentismo anti-ecológico). Espertalhão porque ele sabe que existe um LONGO caminho entre uma idéia científica, uma aplicação, um protótipo que funcione, uma patente, um processo de P&D, e a final comercialização. E, é claro, que essa comercialização, se houver, se dará, principalmente por que no meio do caminho o cientista e sua Universidade venderam a patente para alguma multinacional... Ou seja, retorno claro, volumoso, para a sociedade que financiou a pesquisa, neca das pitibiribas...

Continue lendo aqui no SEMCIÊNCIA.

Tecnologia versus ciência

Não contava adotar esse enfoque, mas uma queixa recorrente no congresso da Sociedade Brasileira de Genética, na semana passada, merece atenção: com toda a tecnologia disponível para a ciência, os cientistas deixaram de pensar. Despejar dados dentro de máquinas sem saber por que e sem saber interpretar o que elas cospem dá origem a erros e descaminhos científicos. Quem diria, a tecnologia atrapalha a ciência.

Leia mais no ciência e idéias.

22 setembro, 2008

Vale a pena somente investir nos grandes?

Alguns dias atrás postei no Por Dentro da Ciência um comentário sobre o artigo do Prof. Rogério Cerqueria Leite sobre a questão dos investimentos em C&T no Brasil.
Como o tema do mês da Roda da Ciência tem haver com isso, estou disponibilizando também aqui.

"Gostaria de comentar um artigo que foi publicado hoje na seção "Tendências e Debates" da Folha de S.Paulo hoje, 15/09/2008, no qual o Prof. César Cerqueira Leite faz uma interessante comparação entre os desenvolvimentos tecnológicos da cerâmica que houve por volta do ano de 960-1270 d.C., da bomba atômica durante o projeto Manhattan, durante a Segunda Guerra Mundial e a indústria de semicondutores no Vale do Silício, a partir dos anos 70, na Califórnia - EUA."

para continuar lendo, clique aqui

20 setembro, 2008

Ciência e Tecnologia (e O "Lado Negro da Força")

O tema do mês parece meio bombástico… Em primeiro lugar, sugere que existe um fosso separando a Tecnologia da Ciência, o que, nos dias atuais, é absurdo. Em segundo porque traz em seu bojo a oportunidade de discutir “ramos da pesquisa com potencial perigo social”. Ora, “perigos potenciais” qualquer receita de bolo apresenta, se você considerar a possibilidade de usar o sabor do bolo para mascarar um veneno…

A relação entre Ciência e Tecnologia me parece bem simples: desde que a espécie humana passou a fazer uso de instrumentos, a Ciência vem correndo atrás da tecnologia para explicar por que as coisas que funcionam, funcionam…



(Continue lendo aqui)

19 setembro, 2008

Ciência responsável é conservadora?

Discussões a respeito de avanços tecnológicos sempre tendem a polarização: alguns defendendo as descobertas e novidades científicas e outros contrários a elas. Essa dicotomia é desnecessária e inocente. É uma interpretação por demais limitada da história da ciência.

Há um belo livro póstumo do astrônomo e divulgador da ciência Carl Sagan (uma referência constante aqui nesse blog) intitulado The Varieties of Scientific Experience, de 2006, que reúne uma série de palestras sobre o pensamento científico e os motivos que fazem dele a melhor ferramenta disponível para explicar a realidade. No entanto, como o próprio Sagan considera em muitos trechos (e isso se repete em outros de seus livros, por exemplo, no Bilhões e Bilhões), aos cientistas cabe também vislumbrar as conseqüências do que fazem e à população restante cobrar por explicações. Isso não é conservadorismo ou romantismo exacerbado - é apenas uma postura responsável.

Leia a continuação desse texto no blog "Um longo argumento".

13 setembro, 2008

Faça-se a luz: divagações sobre C & T

Como a maioria sabe, a tsunami que atingiu os continentes asiático e africano no final de 2004 teve seu epicentro em uma distúrbio sísmico no meio do Oceano Índico, que deslocou enormes quantidades de água e culminou na formação da onda gigantesca que arrasou os litorais que a receberam. Apesar de todo desenvolvimento científico e tecnológico, não havia como impedir o fato, assim como não temos nenhuma possibilidade de diminuir o período de rotação da Terra e esticar o dia em mais algumas horas. Mesmo reconhecendo a implacabilidade de um evento geológico de tamanha intensidade, a tragédia humana não era inevitável. A falta de perspectiva científica dos governantes e autoridades locais, unida à ausência de assessoria técnica adequada e ao pouco (ou nenhum) investimento no desenvolvimento tecnológico, contribuiu de forma decisiva para o desastre anunciado, levando à perda de milhares de vidas humanas. Nada leva a crer, no entanto, que casos semelhantes não voltarão a acontecer em um futuro próximo.

A ciência bem utilizada teria o poder de transformar o ocorrido. Esperar apenas que o profeta aponte os caminhos e garanta a salvação é um comportamento, no mínimo, ingênuo e, sobretudo, perigoso.

A recente passagem de furacões de grande intensidade pelo litoral caribenho e sul dos Estados Unidos também mostra como a ciência bem aplicada e levada a sério, com investimentos maciços em tecnologia e informação, pode ser o diferencial entre o bem estar e a morte para a nossa espécie.

Leia a continuação desse texto no blog "Um longo argumento".

12 setembro, 2008

Peleja entre los hermanos

Bolívia e o gás

Ia escrever sobre o gás que importamos da Bolívia, mas essa história é um pé no saco. Vou colocar apenas algumas notas. Publiquei uma matéria em 2006, leia aqui, que continua muito atual. "Eventualmente, em uma remota situação de corte do suprimento de gás, alguns consumidores terão problema momentâneo de adaptar-se para outro energético, mas tudo se superará em menos de seis meses", disse, na época, um representante da Petrobrás.

Continue lendo aqui!

08 setembro, 2008

Novo tema: "Relação Entre Ciência e Tecnologia"

Salve, Pessoal!

(Votação recorde!) Resultados:

  • Crescimento populacional, causas e efeitos 5 votos
  • Relação entre ciência e tecnologia 8 votos
  • Avaliação das revistas científicas em português 7 votos
  • Biosfera/Energias Alternativas/Crise Mundial de Alimentos 5 votos
  • Quais linhas de pesquisa são potencialmente perigosas em termos sociais? 8 votos

Devido ao empate, me cabe o "Voto de Minerva", no qual pretendo ser "Salomônico"... Fica decidido em favor de "Relação entre ciência e tecnologia", porque permite que se aborde, mesmo que de passagem, a questão sobre a potencial periculosidade social de certas linhas de pesquisa científico/tecnológicas.

02 setembro, 2008

Novo tema para setembro/outubro:

Salve, Pessoal!

Aí na barra lateral está a enquete para o novo tema para o próximo mês. Alguns temas propostos foram mesclados a outros que levavam, na prática, às mesmas discussões.

Peço, novamente, a todos que ponham um link nos seus próprios blogues, chamando os leitores a votarem também.

Vamos girar a Roda!