31 julho, 2008

Último minuto: blogosfera científica no Brasil

O João Carlos gentilmente deixou a porta entreaberta, eu fingi que não era comigo mas não resisti e resolvi entrar na Roda!

O tema da Roda de Ciência deste mês que fecha em algumas horas me interessa muito. Nos últimos meses tenho lido quase todos os blogs de Ciências da língua portuguesa (com ênfase no Brasil). Um trabalho facilitado pela boa iniciativa do Prof. Osame: o Anel de Blogs Científicos.

O que mais me agrada nos blogs de Ciências brasileiros é a sua diversidade: há professores, jornalistas, cientistas blogando e também há muitos entusiastas da Ciência cujas carreiras não exigem treinamento científico (apesar de sempre ajudar). O que menos me agrada é o seu tamanho, não porque eu acho que sejam poucos os blogs, mas é que eu quero mais!

Leia o resto no Brontossauros.

30 julho, 2008

Sobre blogs de ciências

Tudo o que tem a fazer é escrever uma frase verdadeira. Escreva a frase mais verdadeira que souber (...) Se começasse a escrever rebuscadamente, ou como se estivesse defendendo ou apresentando alguma coisa, achava logo que podia cortar esses floreados ou ornamentos, jogá-los fora e começar com a primeira proposição afirmativa verdadeira e simples que tivesse escrito".
Ernest Hemingway, A moveable feast (Paris é uma festa), p. 29

O filósofo John Wilkins, no seu artigo The roles, reasons and restrictions of science blogs, publicado na edição de agosto da Trends in Ecology and Evolution, define um blog como "fundamentalmente uma página da web atualizada constantemente, com entradas ('postagens') que têm uma data, tempo e, se muitos autores contribuírem para o blog, selos com autor e nome". Para ele, um das razões flagrantes para a existência de blogs é a comunicação científica. Além disso, essa também é uma forma de desmistificar a ciência e de fazer frente a perspectivas contrárias, presentes no discurso público (e.g., anti-evolucionistas), àquelas científicas. Ainda segundo Wilkins, um blog que representa uma comunidade científica ou subdisciplina irá ele mesmo se transformar em uma comunidade.

Leia a continuação desse texto no blog "Um longo argumento"

Incrível: a blogosfera científica em português

Faltando um dia para acabar o mês... Bola para frente! Na última edição do jornal universitário, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), publicou uma matéria sobre os blogs científicos. Ela resume o que há on-line no Brasil e porque as pessoas blogam. Coloquei um grande trecho no meu blog – veja aqui. O link para a matéria inteira está aqui – em pdf, paciência, demora um pouquinho para carregar.

Justamente esta semana, estava discutindo com uma conhecida o tema. Ela pensa em fazer um blog científico, mas queria saber mais sobre o que existe no Brasil. Infelizmente, com exceção de alguns sites como este e que estão por vir, a blogosfera científica é dispersa.
Como a maioria dos blogs científicos, o intuito dessa pessoa é divulgar o conhecimento para o público leigo.

Uma tarefa dificílima. Primeiro, em um país onde a educação é precária, como passar o que está sendo pesquisado para uma pessoa que não entende os conceitos básicos? Onde as pessoas não reclamam por essa educação a que tem direito, como mostrar a importância da ciência na vida de todos? Por fim, em um país onde, praticamente, 40% das pessoas não possuem saneamento básico, como focar a atenção delas para esse tema?

Sem contar o preconceito que existe. Muitos que possuem acesso à internet acham a ciência chata e inteligível. Não conseguem perceber que, ela está no dia-a-dia, dela depende os avanços tecnológicos e influencia diretamente na nossa atual e futura qualidade de vida. Engraçado como o país, até nisso, possui zilhões de realidades. Uma ciência tão avançada e quem não entende lhufas. Deve ser culpa do jeitinho brasileiro.

Enumerei algumas vantagens e alguns dados relacionados aos blogs científicos para refletirmos:

  • O número de internautas residenciais no Brasil em fevereiro era de 22 milhões de pessoas, um aumento de 56,7% em relação ao mesmo mês de 2007;
  • O Brasil é o país onde os usuários passam mais tempo navegando;
  • Os jovens não se informam como antigamente, por meio dos jornais impressos. Eles buscam as mídias eletrônicas. Clichê ou não, eles serão o nosso futuro. Espero que os blogs ajudem a eles darem continuidade e valorizarem a ciência;
  • Por meio do blog divulgo o que é produzido nas universidades. Dou prioridade para as instituições brasileiras. Muita coisa bacana é feita no Brasil, mas a população não consegue ter acesso;
  • Nossos pesquisadores científicos não são valorizados como deveriam. O blog é uma maneira de apóia-los;
  • Para o pesquisador, escrever um blog é uma maneira de divulgar o seu trabalho. Também, de trocar idéias, realizar novos contatos, novas pesquisas e até conseguir parcerias para projetos. Além disso, de desmistificar sua profissão;
  • Com exceções, os meios de comunicação não possuem muito espaço para a ciência. Por isso, publicam apenas notícias extremamente relevantes e, muitas vezes, sem contextualização. Os blogs suprem a necessidade de entender sobre o que está sendo publicado na mídia "convencional";
  • A pessoa interessada chega à fonte da notícia por meio dos links. Entrar, mesmo, em contato com os pesquisadores. O que pode ser conveniente para ambos.

Claro que o assunto é extenso, mas, com este post, espero fornecer novas maneiras de ver os blogs sobre ciência do Brasil. Há 10 anos atrás, praticamente, inexistiam blogs tupiniquins sobre o tema. Só o fato de discutirmos uma “comunidade blogueira científica brasileira” já é um grande passo. Como diz aquela propaganda inspiradora: “keep walking”.

28 julho, 2008

Off-topic: Sejam bem vindos

Anúncio "off-topic".

Em nome de todos os participantes do "Roda de Ciência", quero dar as boas-vindas aos novos contribuíntes:

Isis Nóbile Diniz e seu "Xis-xis";

Isabella Bertelli e seu "Cientifica Mente"; e

Charles Morphy e seu "Um longo argumento".

Ainda é tempo de darem sua contribuição ao tema deste mês...

24 julho, 2008

pequeno comentário sobre blog científico em português

Deixo aqui uma chamada para um comentário que fiz sobre o "post" Deveríamos educar com blog de ciência? do blog científico Brontossauros em meu jardim, como contribuição do ViaGene ao tema do mês do Roda de Ciência.
ana claudia

21 julho, 2008

Artigo novo sobre blogs científicos

Vou tentar conseguir um pdf para quem quiser...

The roles, reasons and restrictions of science blogs
John S. Wilkins
Department of Philosophy, The University of Queensland, Brisbane, QLD 4072, Australia


Over the past few years, blogging (‘web logging’) has become a major social movement, and as such includes blogs by scientists about science. Blogs are highly idiosyncratic, personal and ephemeral means of public expression, and yet they contribute to the current practice and reputation of science as much as, if not more than, any popular scientific work or visual presentation. It is important, therefore, to understand this phenomenon.


07 julho, 2008

Blogar ou não blogar, eis a questão




Na Scientific American Brasil de junho foi publicada um artigo sobre Science 2.0, ou seja, sobre novas formas de se fazer ciência permitidas pelas ferramentas de publicação de conteúdo, inclusive os blogs. Nesse artigo, a questão dos blogs científicos não é encarada de forma muito otimista, mas talvez isto seja devido a uma visão restrita sobre como poderíamos usar blogs para fins científicos.


Entre os vários fins imagináveis comento alguns formatos com que tive experiência própria. Bom, o primeiro é o próprio SEMCIÊNCIA que, assim como a Maria Guimarães do Ciência e Idéias comentou, me permitiu conhecer várias pessoas interessantes, ter contato com jornalistas científicos etc. Continue a ler aqui.