26 dezembro, 2007

Ciência cotidiana

Em geral o que se vê da ciência são os resultados finais - os que surtiram resultado positivo. O suor, as idéias equivocadas, os momentos de angústia e de entusiasmo, as cabeçadas na parede... tudo isso faz parte do processo científico.

Abrimos aqui este espaço para que pesquisadores contem seu dia-a-dia, não-pesquisadores façam perguntas e exponham hipóteses e o que mais imaginem.


Precisamos de sugestões de temas de discussão! Se puserem nos comentários desta postagem, anotarei para o mês que vem.

Esta roda de ciência está aberta a quem queira participar. Se você é um visitante esporádico, ajude a nos iluminar com seu conhecimento ou opinião. Se quiser publicar um texto como parte da discussão, basta mandar uma mensagem para mariamsguimaraes arroba yahoo ponto com ponto br

18 dezembro, 2007

O mar em reservas

Há poucos dias, eis que me cai nas mãos uma série de relatórios didáticos sobre o estado das reservas marinhas nos EUA e no mundo, feito por um consórcio de pesquisadores das universidades de Stanford, Oregon e California (Santa Barbara e Santa Cruz). Em grossas linhas, sugere-se que o número total de reservas marinhas pelo mundo é ínfimo, a eficiência das áreas protegidas ainda precisa melhorar e o maior desafio à implementação das mesmas são entraves econômicos e sociais. Nada disso soa como novidade, eu sei, mas acredito que algumas elucidações trazidas pelo relatório cabem aqui ser discutidas.

(Continue lendo aqui.)